NJE

No 1º NJE Talks, Matheus Cardoso fala sobre empreender e transformar vidas

NJE inicia as atividades sob nova direção com bate-papo com o empreendedor social Matheus Cardoso, criador do Moradigna

Guarulhos, 17 de maio de 2019

Por Thaís Pereira, do NJE-Guarulhos

A ACE-Guarulhos sediou, na noite de quinta-feira, 16/05, o primeiro NJE Talks, evento que abriu as atividades do Núcleo de Jovens Empreendedores da entidade, agora sob a direção de Lucas Felipe. O encontro foi aberto pelo presidente da ACE, William Paneque, e o superintendente Maurici Dias Gomes. “Não tenho dúvidas de que o Lucas fará um ótimo trabalho à frente do NJE. Esse primeiro evento mostra bem isso”, afirmou Paneque, ao se referir ao empreendedor social Matheus Cardoso, convidado para falar a respeito de seu projeto.

Técnico em Edificações e engenheiro civil, Matheus é o idealizador do Moradigna, empresa social que reforma residências em condições insalubres nas comunidades de baixa renda. Seu trabalho motivou o reconhecimento de Matheus como um dos jovens empreendedores mais brilhantes do Brasil pela Revista Forbes, em 2018.

Morador do Jardim Pantanal, no limite entre a Zona Leste da Capital e Guarulhos, Matheus cresceu enfrentando enchentes, o que o influenciou na criação de uma empresa que causasse impacto social. “Empreendedorismo social nada mais é do que uma forma diferente de empreender. É empreender e transformar a vida das pessoas ao mesmo tempo”, explicou.

Através do Moradigna, mais de 550 casas já foram reformadas em toda Zona Leste de São Paulo. Recentemente a empresa iniciou algumas reformas no Rio de Janeiro e até ano que vem a pretensão é que comece a atuar também na Zona Norte da Capital.

A dica que ele dá para quem quer empreender é começar por baixo, apenas com o que tem na mão. Foi assim que surgiu o Moradigna, sem investimento inicial e sem patrocínio, mas com um princípio fundamental: o planejamento, segundo Matheus. “Há todo um processo, entre ter a ideia e fazer acontecer. Não se deve largar tudo e empreender. Antes, tudo precisa ser planejado”, completou.

O 1º NJE Talks teve o apoio e o patrocínio da empresa Pizzaria.com.