Notícias

NJE e ESPA abrem as portas para a Incubadora e Criatec

Guarulhos, 03 de novembro de 2008

Como falar para uma platéia cheia jovens, que acabou de entrar no ensino superior que é possível se tornar um empreendedor mesmo com poucos recursos financeiros?  Pode parecer complicado, mas para Nilson Cruz Júnior, gerente da Incubadora de Empresas, e Francisco Jardim, do Fundo Criatec falar sobre o assunto na 1ª Semana do Jovem Empreender foi fácil, principalmente após mostrar alternativas seguras para quem quer transformar uma idéia inovadora em uma oportunidade de carreira.


Jovens conheceram trabalho da Incubadora-Guarulhos e do Criatec

Cruz mostrou aos estudantes presentes como a Incubadora de Empresas de Guarulhos realizou uma verdadeira transformação na vida de 42 empresas que integram o programa. Ao receberem capacitação profissional e recursos, os empreendedores puderam assistir o desenvolvimento sustentável de seus empreendimentos. “Muitos destes jovens que chegam a faculdade possuem idéias inovadoras para encontram como obstáculo a falta de recursos financeiros e a Incubadora torna-se uma ferramenta importante para queimar etapas e desenvolver seu negócio”, disse Cruz.

O gerente da Incubadora, assim como os outros especialistas em empreendedorismo que passaram pelo encontro, ressalta a importância da capacitação para quem quer empreender. “A maioria dos empreendimentos não têm sucesso por conta da falta de conhecimento. Não basta ter vontade, tem que se preparar; buscar alternativas no mercado para desenvolver o seu lado empreendedor.

Quem conversa com Francisco Jardim, de 28 anos, não imagina que apesar de sua juventude, ele já conta com a experiência de ter trabalhado no mercado financeiro e ter comandado o seu próprio negócio. Hoje, sua missão é outra: selecionar empresas emergentes ou em estágio inicial e com idéias inovadoras para que receberem investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio do Criatec – Fundo de Investimento de capital semente.  “Quando fui empreendedor, aos 26 anos, tinha muita resistência por não ter capital, mas quando encontramos um nicho de mercado podemos alavancar o empreendimento por meio de fundos como o Criatec”, disse.


Francisco Jardim, da Criatec

A Semana do Jovem Empreendedor foi realizada em parceria entre o Núcleo de Jovens Empreendedores da ACE-Guarulhos, Centro de Desenvolvimento do Empreendedorismo (CDE) da ESPA e pelo Sebrae-SP, com objetivo de disseminar a cultura empreendedora entre os jovens.