Artigos

Você realmente sabe aproveitar as oportunidades em eventos corporativos?

Eventos voltados aos negócios podem gerar oportunidades preciosas para a sua empresa. Saiba como usá-las a seu favor!

networking
Guarulhos, 12 de julho de 2018

O networking é uma ferramenta essencial para o seu sucesso no mundo dos negócios. Independente da área de atuação ou do porte da sua empresa é fundamental desenvolver e manter ativos relacionamentos com pessoas que podem compartilhar experiências, apresentar novas perspectivas e gerar grandes e importantes alianças.

Eventos corporativos, feiras, encontros de negócios, almoços e até happy hours são ótimas oportunidades para se aproximar de pessoas que podem ser peças chave para a sua carreira ou para a sua empresa. Mas você sabe realmente como aproveitar a sua presença neste tipo de eventos? Preparamos algumas dicas que vão te ajudar a criar grandes oportunidades nestas situações.

Esteja bem preparado

Estar bem informado nessas situações é essencial para não demonstrar despreparo entre os possíveis contatos. Aqui vão algumas dicas para essas ocasiões:

  • Verifique quais são os principais expositores, palestrantes ou atrações que farão parte do evento;
  • Algumas empresas criam uma versão de seus eventos no Facebook, nesses casos é possível checar a lista de convidados para saber quais pessoas possivelmente comparecerão;
  • Provavelmente você terá a oportunidade de realizar trocas de cartões. Tenha sempre uma quantidade razoável com você;
  • Também é importante levar seu celular, tablet ou bloco de anotações para tomar nota de informações importantes que possam surgir durante uma conversa;
  • Conheça um pouco sobre as pessoas com quem você busca fazer networking. A dica é usar as redes sociais para saber um pouco mais sobre os interesses que vocês tem em comum, explorar as afinidades torna mais fácil construir uma conversa amigável.

Atente-se ao seu comportamento

Eventos deste tipo são sempre uma vitrine para que as outras pessoas conheçam um pouco sobre você como profissional e como representante da uma empresa. Por isso é importante ficar atento a alguns detalhes que podem passar despercebidos, mas que podem acabar comprometendo a imagem que você gostaria de passar como profissional.

Evite o uso excessivo do celular

Além de demonstrar uma desconexão ou desinteresse pelo evento em si, esse hábito pode fazer com que outras pessoas se sintam intimidadas ao tentar puxar uma conversa com você.

Seja pontual

Especialistas afirmam que é possível potencializar as oportunidades ao chegar o mais cedo possível nestes eventos.  Se aparecer tarde provavelmente a maioria das pessoas já estará participando de rodas de conversas,  o que pode dificultar o networking para introvertidos. Chegar com antecedência evita que isso aconteça.

Educação em primeiro lugar

Algumas vezes as pessoas já estarão conversando entre si. Nada impede que você se aproxime para contribuir com a conversa, mas é essencial ter cuidado com a forma como será feita essa aproximação. Espere as pessoas falarem, evite assuntos polêmicos como política, religião ou times de futebol e seja natural.

A dica é falar sobre assuntos que você conhece bem, mas sempre dar espaço para deixar que as outras pessoas falem também.

Ao fazer networking, algumas vezes menos é mais

Muitas pessoas ainda pensam que aproveitar essas ocasiões significa iniciar uma enorme rede de contatos. Na verdade, de nada adianta ter uma lista enorme de pessoas se você não mantém ativos esses relacionamentos, certo?

É importante estar presente em eventos e situações onde você pode se encontrar para conversar com essas pessoas e assim manter uma certa afinidade. Você pode fazer isso participando de feiras que terão este público em comum, ou até mesmo participando de almoços e happy hours que permitem uma interação mais descontraída. É importante estar sempre atento à essas oportunidades!

Participe do próximo Almoço & Negócios e aproveite a oportunidade de confraternizar com grandes empresários da cidade! Clique aqui e saiba mais sobre o evento.