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Motivando sua equipe através da Integração e Solidariedade

Guarulhos, 09 de julho de 2007

Uma das maiores reclamações dos empresários refere-se à falta de motivação de seus colaboradores. As afirmações vão desde pequenos deslizes que poderiam ser evitados até o total desinteresse pelo trabalho.

Como consumidores que somos, é fácil perceber e compartilhar essas preocupações; basta entrar em duas ou três lojas, ou ligar para algumas empresas. Os exemplos de falta de comprometimento são freqüentes.

Em nossos treinamentos e palestras sobre motivação, sempre afirmamos algo que, no mínimo, é paradoxal: ninguém motiva ninguém. Ora, se ninguém motiva ninguém, o porquê das palestras e treinamentos? Mais ainda, o que podemos fazer para reverter o quadro?

Na verdade, a motivação é pessoal, individual. Simplificando, motivação é o motivo que nos leva à ação. Naturalmente, os meus motivos são diferentes dos das demais pessoas, e assim consecutivamente.  Portanto, cada um de nós precisa encontrar ou definir quais são os seus motivos, ou seja, quais são os seus objetivos e encher-se de entusiasmo para alcança-los. Isso é motivação!!

Assim, cabe ao líder, empresário ou gestor do negócio, estimular sua equipe a definir os seus objetivos e oferecer um ambiente organizacional onde os mesmos possam ser atingidos. Vale dizer: os colaboradores precisam enxergar que, através do trabalho na empresa, eles podem alcançar suas metas. Isso é motivador, isso é estimulante.

Mas, como se diz no futebol, é preciso jogar fácil e diminuir os espaços. Nem sempre temos condições técnicas ou financeiras de realizar um mapeamento do perfil de cada membro de nossa equipe. Assim, precisamos encontrar caminhos alternativos, de baixo custo e de eficácia satisfatória.

Faz parte da alma brasileira o relacionamento entre as pessoas, a convivência descontraída. Muitas vezes temos que nos policiar para não encerrarmos uma carta comercial formal com aquele gostoso “um abraço”. Também é inegável que  a solidariedade está presente na formação de nosso caráter. Nas campanhas de arrecadação de alimentos, promovidas por clubes de serviços em supermercados, é sensibilizante  ver a participação da população, especialmente das pessoas menos favorecidas. Todos querem fazer alguma coisa pelo seu próximo.

Portanto, relacionar-se com os demais e levar um pouco de conforto aos mais carentes são necessidades da maioria das pessoas; os momentos de convivência informal e as oportunidades de colaborar com os mais necessitados trazem muita satisfação brasileiro médio.

Em especial nesta época, as festas juninas ou “julhinas“ são uma ótima oportunidade para criar maior integração entre os colaboradores da equipe. O empresário ou o gestor poderia mobilizar alguns colaboradores para tocarem o projeto. Uma coisa simples, numa sexta-feira, final de expediente. Muita Pipoca, amendoim torrado, bolo de milho, quentão e vinho quente fraquinhos. Se preferir, cada colaborador pode ficar encarregado de trazer um prato de casa. Pronto, está aí um belo momento de confraternização entre os membros da equipe, gerando uma sinergia fantástica entre as pessoas, refletindo positivamente no trabalho e nos resultados da empresa.

Excelente iniciativa também é a realização de uma campanha de arrecadação de agasalhos, principalmente por causa deste inverno, que tudo indica, será mais rigoroso que os dos anos anteriores. Certamente as pessoas vão se mobilizar, conscientizar seus colegas, parentes, para que todos colaborem. Temos visto, em muitos casos, a participação de clientes, fornecedores e empresas vizinhas. Novamente, é importante atribuir a uma comissão de funcionários a organização do evento, a comunicação interna, a escolha da entidade ou comunidade que será beneficiada, a data e a cerimônia de entrega dos agasalhos arrecadados, etc. Tudo isso com a participação de todos os colaboradores.

Tais iniciativas têm custo relativamente baixo, são de simples operação e tornam a equipe mais coesa e motivada, capaz de assumir novos desafios e ir além das tarefas formais de seus cargos. Neste momento, em que qualidade e preço do produto não são mais diferenciais competitivos, pessoas motivadas e comprometidas são indispensáveis para a sobrevivência do próprio negócio. Integração e solidariedade são um bom começo.

Stewalter Soares Moraes é diretor de Recursos Humanos da ACE, administrador de empresas, pós-graduado em RH e consultor responsável da Shamar – Consultoria de Recursos Humanos.
e-mail: walter_shamar@yahoo.com.br