Micro e pequenas expõem produtos sem custo
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) investiu R$ 930 mil para trazer à UDesejo, 193 micro e pequenos empresários que expõem no estande da instituição, sem nenhum custo. O espaço utilizado é o maior da feira, com 2,2 mil metros quadrados.
Segundo o diretor do Sebrae Nacional, Vinícius Lummertz, o objetivo do projeto é aumentar a exportação, com a participação em feiras importantes.
A previsão de negócios na feira é de R$ 8 milhões, R$ 3 milhões de vendas durante a feira, no varejo, e R$ 5 milhões a médio prazo.
Além de ganharem espaço no estande do Sebrae, os empresários selecionados em 19 Estados e o Distrito Federal participam de uma premiação. Até o final da feira, dia 28, serão escolhidos os melhores artesãos e expositores do estande.
Lummert afirma que “a intenção é dar oportunidade para os pequenos exporem seus sonhos”. De acordo com ele, são cerca de 12 milhões de microempreendedores informais no Brasil que só não são formais ainda por falta de estímulo.
Exportação
Um dos expopsitores no estande do Sebrae é a Associação Moveleira de Marituba e Ananindeua (AMMA), do Pará. Segundo Aldemir Caldas, presidente da entidade, a parceria com o Sebrae aumentou a qualidade dos móveis produzidos pelos 60 microempresários associados.
Caldas disse que atualmente 85% dos móveis consumidos no Pará vêm de fabricantes do Sul e Sudeste. Por isso, as expectativas com a feira eram baixas, mas surpreenderam. As vinte peças expostas no estande já estão vendidas. A associação tem recebido uma média de quatro pedidos diários e negocia uma proposta de exportação para o México.
Caldas destaca que o carro-forte de vendas das empresas associadas é a linha de peças escolares. Já foram vendidas 40 mil carteiras infantis e universitárias. Para maio estão programadas outras 20 mil unidades. E, aproveitando a feira, a AMMA está tentando uma parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo para fornecer a linha educacional para a capital paulista.
Alguns microempresários que nem sonhavam em participar da feira se surpreenderam com o resultado. É o caso de Rosângela Ganciar, inventora e fabricante da capa térmica para ferro elétrico.
Lançamento
O Sebrae aproveitou a feira para lançar o Programa Como Vender Mais e Melhor. O objetivo é capacitar micro e pequenos empresários sobre técnicas de marketing e comercialização. Lummertz afirma que o brasileiro é criativo e tem excelentes produtos, mas também tem vergonha de vender. O projeto piloto tem início em maio.
Letícia Volponi