Notícias

Mercado de Filtros domésticos e água Mineral

Guarulhos, 21 de novembro de 2006

ÁguaHá uma grande tendência nas residências e nos escritórios,  do uso da água mineral e dos filtros domésticos. Tudo isto se deve a grande desconfiança que os usuários dos serviços públicos ou privados de abastecimento de água potável têm da qualidade da água potável distribuída.

Isto acontece nos Estados Unidos e outros países na Europa como a Inglaterra, França, Itália e Alemanha. O aumento da venda de água mineral e de filtros domésticos avança da ordem de 20% ao ano, chegando ao ponto de nos Estados Unidos alguns serviços de água venderem água mineral e filtros domésticos, demonstrando não confiarem eles mesmos na qualidade da água fornecida.

Consumo de água mineral

No que se refere a água mineral, o consumo brasileiro é de 12 litros/anoxhabitante, devendo chegar ao nível dos Estados Unidos que é de 42 litros/anoxhabitante. Na Europa a Itália é a líder de consumo de água mineral com cerca de 136 litros/ano x habitante, seguido da França com 113 litros/ano x habitante e os alemães com 91 litros/anoxhabitante.

O Brasil chegará ao consumo dos Estados Unidos de água mineral e não ao consumo Europeu, pois na Itália e França é comum se usar tomar vinho com água mineral, enquanto que este costume não é usual no Brasil. Na Argentina é comum ver-se nas mesas dos restaurantes, uma garrafa de água mineral ao lado de uma garrafa de vinho.

Histórico da água mineral

A água mineral é usada a cerca de 2.500 anos. Em 1605 um Edito do rei Henri IV  na França regulamentava a atividade e o comércio das águas minerais. Somente em 28 de julho de 1823 com a “Disposição Real” do rei da França é a água mineral começou a ser engarrafada A água mineral é considerada no Brasil e no mundo, um alimento. Existem ainda considerações da água mineral, como medicamento e como produto dietético e de regime.

No Brasil a água mineral é regida através do Decreto-Lei 7841 de 08/08/1945, no chamado Código de Águas Minerais, competindo ao Ministério de Minas e Energia (MME) através do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) as outorgas em todo o território nacional.

Engenheiro civil Plínio Tomaz
Diretor de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da ACE