Notícias

Melhoria do sistema viário começa com intervenção no centro da cidade

Guarulhos, 03 de setembro de 2003

O centro de Guarulhos deve ficar mais organizado depois das obras que se iniciam no próximo dia 15 e só devem terminar em abril de 2004. Com o projeto de readequação do centro da cidade, feito pela Prefeitura, as calçadas serão alargadas, ruas e avenidas terão novos sentidos, e itinerários do transporte coletivo serão alterados, junto com a localização dos pontos de parada, para permitir melhor fluidez do trânsito de automóveis e pedestres, e assim diminuir o tempo de quem percorre a região central de automóvel ou transporte coletivo.

As mudanças foram anunciadas na terça-feira (02) pela secretária de Serviços Públicos, Patrícia Veras, e pelo diretor de trânsito da mesma Secretaria, Álvaro Campos, durante audiência pública na Câmara Municipal. Além da readequação do Centro, são prioridades as avenidas Monteiro Lobato, Timóteo Penteado, Tancredo Neves e Faria Lima, sendo esta última a única a sofrer alterações ainda este ano. As demais utilizarão verbas previstas no orçamento de 2004.

Depois de uma pesquisa feita com moradores da cidade, que expuseram os principais problemas enfrentados por quem depende de transporte coletivo, a Secretaria elaborou um mapa das necessidades de cada bairro de Guarulhos com relação a oferta de ônibus e lotações, itinerário e horário dos mesmos, e da estrutura indispensável no Centro, para pedestres e motoristas, de acordo com o crescimento da cidade nos últimos anos.

“Encontramos o sistema viário de Guarulhos em grave situação quando assumimos. Sempre houve problema com o transporte público da cidade, mas sempre faltou vontade política de diminuí-lo. O trânsito sempre foi um caos. Com o atual projeto de readequação a cidade vai ficar mais bonita e segura”, garante a secretária de Serviços Públicos, Patrícia Veras.

As ruas Capitão Gabriel, João Gonçalves, Felício Marcondes e Sete de Setembro, no Centro, sofrerão mudanças de sentidos, e terão os itinerários e os pontos de parada do transporte coletivo alterados. Além disso, as vias do entorno da Praça IV Centenário (Bobódromo) e a avenida Faria Lima também passarão por obras, que começam em 15 de setembro, param em dezembro, devido ao movimento característico do Natal, retornam em janeiro e terminam em abril de 2004.

Soluções

Entre as medidas a serem tomadas pela administração para garantir a melhora do sistema viário e do transporte coletivo da cidade estão o recapeamento de vias e a ordenação do sistema de trânsito; a divisão de linhas de ônibus de forma a atenderem toda a população, especialmente a da periferia; e a construção de terminais de ônibus, que façam a interligação das linhas municipais, sem perda de tempo com itinerários longos e desnecessários.