Notícias

Marca, seu maior patrimônio

Guarulhos, 11 de janeiro de 2005

Empresário: Você tem idéia do que mais diferencia seu produto e que gera a maior fatia de ganhos frente a um mercado cada vez mais concorrido? Não? Então, surpreenda-se! SUA MARCA, aquilo que melhor identifica e posiciona sua empresa , produto ou serviço. A marca é considerada o maior patrimônio que uma empresa possui. Para ter a propriedade da marca é necessário fazer o pedido de registro junto ao INPI. O Registro da marca é federal, portanto garante seu uso exclusivo em todo Território Nacional em seu ramo de atividade econômica, gerando direitos ao titular que a explora. O sistema de registro de marca adotado pelo Brasil é atributivo de direito. Ou seja, sua propriedade e o seu uso exclusivo só são adquiridos pelo registro. A validade do registro é de dez anos, contados a partir da data da concessão, podendo ser prorrogado por períodos iguais e sucessivos.

Quantas vezes tomamos conhecimento de grandes empresas que desapareceram do mercado ou faliram e as marcas continuam famosas? É fato: Um passo em falso, e todo o sucesso conquistado desaparece em questão de dias.

A consagração de uma marca esta diretamente ligada a vontade do dono ou responsável pela empresa em proteger este valioso patrimônio antes mesmo dele se tornar valioso.

Registrar uma marca não é obrigação imposta por lei, mas quem tem bom senso não espera, registra! Pense nisso!!

Consulte o departamento de Comércio Exterior da ACE e saiba mais sobre os serviços de Marcas e Patentes.

Fone: 11 6463-9324 ou 11 6463-9311 ou e-mail: marcasepatentes@aceguarulhos.com.br




Notícias

Marca: seu maior patrimônio

Guarulhos, 12 de março de 2004

Muitas gerações são influenciadas por marcas fortes e estas, por sua vez, alteram hábitos de consumo. O valor de uma marca constantemente supera o preço do patrimônio de uma empresa. Quantas vezes tomamos conhecimento de grandes empresas que desapareceram do mercado ou faliram e as marcas continuaram famosas. É fato: um passo em falso e todo o sucesso conquistado desaparece em questão de dias. “Marca é o maior patrimônio”. Esse slogan é utilizado por grandes publicitários de nosso país. Vejamos dois exemplos clássicos:

O valor do patrimônio da empresa detentora da marca Coca-Cola é estimado em U$ 2 bilhões, mas em uma das últimas avaliações foi apurado o valor de U$ 35 bilhões.

Outro exemplo é a marca BMW. Ela está avaliada em U$ 18 bilhões, quatro vezes mais do que todo o patrimônio da empresa. A consagração de uma marca está diretamente ligada à vontade do dono ou responsável pela empresa em proteger este valioso patrimônio antes mesmo dele se tornar valioso. Registrar uma marca não é obrigação imposta por lei, mas quem tem bom senso não espera, registra!

Para registrar a sua, informe-se no Posto Avançado de Marcas e Patentes da ACE-Guarulhos, através do telefone: 11- 6463-9324 ou e-mail: comercioexterior@aceguarulhos.com.br.

Dr. Moacir Franghieru
Depto.Jurídico da New Company Marcas e Patentes