Notícias

Maioria das empresas brasileiras realizaram atualização da ISO 9001:2000

Guarulhos, 27 de janeiro de 2004

Um levantamento realizado pelo BVQI (Bureau Veritas Quality International), empresa subsidiária do Grupo Bureau Veritas e que atua na área de certificação de sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional, mostra que 87% da companhias brasileiras fizeram o upgrade da ISO 9001 para a versão 2000.

As empresas que não fizeram a atualização até a data limite, dezembro de 2003, passam a ter seus certificados expirados, com perda de status de acreditação concedido pela ISO (International Organization for Standardization), pelo IAF (International Accreditation Forum) e por outros organismos nacionais de acreditação, como o INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

Conforme anunciado durante o 16º Encontro Anual do IAF, realizado em setembro de 2002, o prazo final para o upgrade dos sistemas de gestão de qualidade não foi mesmo postergado. Organizações certificadas em todo o mundo tiveram um prazo de três anos desde a publicação da nova norma para realizar a transição.

Para aqueles que perderam o certificado, deverão passar pelo processo completo de auditoria, pois, conforme Eduardo Bello, diretor do BVQI, isso pode prejudicar o relacionamento da companhia que não fez a transição para a nova norma com sua cadeia de fornecedores e clientes, com o comprometimento da imagem e credibilidade.