Notícias

Lula: acabou o tempo de vacas magras

Guarulhos, 03 de outubro de 2003

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu ter “certeza de que acabou o tempo de vacas magras” . Para ele, os sacrifícios necessários para a estabilização já foram feitos. Lula afirmou nesta quinta-feira, 02, que as taxas de juros do Brasil já começaram a cair e que o país está batendo recordes de exportação. Em entrevista coletiva às emissoras de rádio do país, ele afirmou que o sonho de seu governo é retomar o crescimento da economia.

– A retomada do crescimento da economia é o nosso desejo e obsessão. É o nosso sonho. Fico comparando a economia ao meu atual time do Corinthians, que foi desmontado e vai ser difícil uma retomada até estruturá-lo novamente – afirmou o presidente.

Lula lembrou que ao assumir o governo, em janeiro deste ano, o risco Brasil era de quase 2.400 pontos-base e que o país não possuía credibilidade internacional.

– Foi todo um processo e, graças à habilidade do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, nós restauramos a credibilidade no exterior. Hoje, podemos falar que a inflação não ultrapassará 7% e os mais otimistas acham que ela pode chegar a 5%.

O presidente voltou a afirmar que a economia deve apresentar sinais de crescimento no último trimestre deste ano e que o governo vai investir em parcerias com empresários nacionais e estrangeiros para promover a geração de empregos.

– Nesse último trimestre e no começo do ano, a economia vai começar a crescer. Vamos convidar empresários nacionais e internacionais para saber quem quer fazer parceria com o governo para fazer reformas em estradas, hidroelétricas, rodovias. Tudo isso dentro da lógica de que a economia vai voltar a crescer e de que vamos gerar os empregos que queremos gerar. Temos consciência de que temos que criar com muita urgência – disse.