Lojistas fazem de tudo para agradar e chamar a atenção
No Dia das Mães vale tudo para atrair o cliente para dentro da loja. Esta é a aposta dos shoppings centers e dos lojistas de São Paulo. Para aumentar as vendas em até 18%, estão inovando com vitrine viva, campanhas publicitárias e promoções. Para isso, os 13 principais shoppings centers da Grande São Paulo, juntos investiram R$ 5,2 milhões na data. Sem contar com os outros 13 que não declaram quanto estão investindo neste ano.
Apesar da expectativa positiva dos centro de compras, a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping Center (Alshop) prevê que as vendas cresçam 3% em relação ao mesmo período do ano passado. “A expectativa reflete um momento pelo qual vive o comércio em geral, que enfrenta em pleno outono registros excessivos de altas temperaturas e está baseada no desempenho dos meses anteriores que tem ficado aquém do esperado”, destaca o presidente da entidade Nabil Sayhon. Segundo a Alshop, no primeiro trimestre houve um empate nas vendas dos lojistas, em relação a 2001.
Mesmo assim, alguns shoppings chegam a investir R$ 2 milhões para o Dia das Mães. É o caso da Rede Plaza, dos shoppings Plaza Sul, West Plaza e Shopping Paulista. São ações diferentes para cada estabelecimento e divulgação em jornais, outdoors e rádio. A campanha deve resultar em crescimento de 15% das vendas. O Shopping Paulista vai oferecer um serviço que dá dicas de presentes de acordo com o perfil da mãe e os shoppings Plaza Sul e West Plaza estão com eventos de beleza e moda.
Já o Shopping Center Light resolveu inovar. Investiu R$ 90 mil na campanha “Pertinho de você e do coração da sua mãe”, que pretende seduzir o consumidor com Shows de Vitrine Viva, onde artistas vestem as sugestões de presentes para as mães. “Com isso esperamos que as vendas do período cresçam 18%”, revela a gerente de marketing Elisabeth Henriques. Segundo ela, apesar do quadro negativo registrado no comércio em geral no primeiro trimestre, o shopping cresceu 10% neste período. “Isso foi possível por que o shopping está localizado em um local de grande concentração de consumidores”, diz.
Apesar da alta nas vendas do shopping, os lojistas não acompanharam o mesmo desempenho. De acordo com a gerente da Le Postiche, Alice May Restanio, após registrar estabilidade nas vendas no primeiro trimestre a loja está apostando na campanha de Dia das Mães, onde bolsas e artigos de couros chegam a estar 30% mais baratos. “Com isso pretendemos recuperar o movimento perdido e crescer 20% nas vendas do período, destaca a gerente.
O Shopping Metrópole, de São Bernardo, após ter registrado um crescimento nas vendas do primeiro trimestre de 12%, investiu R$ 450 mil na campanha “Você pode esquecer de tudo menos do presente da sua mãe”, que contará com anúncios em TV, jornais, rádio e outdoor. A expectativa, segundo a gerente de marketing, Yael Weiss, é gerar um crescimento de 18% nas vendas do período em relação a 2000. A gerente da loja de roupas femininas Simulassão, Renata Marques mantém o mesmo otimismo do shopping. “Apostamos em um crescimento de vendas de 15% em relação a 2001. Para isso, estamos com promoções de peças de meia-estação”, diz. Segundo ela, a loja cresceu 20% no primeiro trimestre. “Isso foi possível porque trabalhamos com peças básicas que podem ser usadas em todas as estações, como ternos”, destaca.
Daniela Nogueira