Notícias

Justiça de SP terá 50 novas salas de videoconferência

Guarulhos, 02 de abril de 2009

O governador José Serra participou nesta quarta-feira, 1º de abril, do evento que anunciou a criação de 50 novas salas para audiências criminais a distância. O termo foi firmado entre os Poderes Executivo e Judiciário. Será destinado cerca de R$ 1,6 milhão por mês para o Sistema de Videoconferência, um total de R$ 40,3 milhões em dois anos. As atuais 16 salas em funcionamento também serão modernizadas. Até 2010 serão 66 salas no estado de São Paulo.

A implantação das novas salas vai priorizar regiões onde ocorrem mais deslocamentos entre as unidades prisionais e os fóruns, que estão sendo definidos conjuntamente pela Secretaria de Administração Penitenciária e o Tribunal de Justiça de São Paulo. “Isso trará mais segurança para a população e mais policiais nas ruas. Não tendo que fazer escolta, há mais policiais nas ruas cuidando da segurança da população no estado inteiro”, disse o governador. Nos últimos dois anos, foram realizadas no estado aproximadamente 150 mil escoltas para realização de audiências.

A gravação das audiências passará a ser feita em DVD e poderá ser armazenada digitalmente, permitindo acesso de usuários autorizados. “Eu me empenhei para que o Congresso Nacional votasse uma lei que tornasse a videoconferência absolutamente legal. Isso aconteceu e agora nós estamos colocando em prática sua generalização”, enfatizou Serra. O gerenciamento e expansão do sistema serão de responsabilidade da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp), entidade vinculada à Secretaria de Gestão Pública.

Também participaram da cerimônia os secretários de Gestão Pública, Sidney Beraldo, de Administração Penitenciária, Lourival Gomes e o desembargador Roberto Antonio Vallim.