NJE

José Soler mostra como empreender com sucesso em palestra do NJE

Ex-diretor da Volkswgen chamou a atenção do público com experiências de inovação e arrojo

Guarulhos, 21 de março de 2017

O Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos) realizou sua terceira reunião aberta, na noite desta segunda-feira, 20/03, na sede da entidade, no Bom Clima. O evento foi marcado por uma palestra do ex-diretor nacional de vendas da Volkswagen, José Soler.

O diretor do NJE, Franklin Lino, ficou satisfeito com o encontro. “Foi algo fantástico. O conhecimento que o Soler tem em vendas e os ‘cases’ que ele mostrou são transformadores. São exemplos de que somos capazes de realizar tudo o que propomos”.

O ex-diretor da Volkswagen abriu o treinamento “Do sonho ao empreendedorismo” com alguns dados preocupantes. “Tivemos dois anos consecutivos de retração no PIB. É a primeira vez que isso acontece no Brasil. Outra coisa: de dez empresas que abrem, sete fecham em pouco anos. No ramo automobilístico, de oito mil concessionárias que havia em todo o território brasileiro, duas mil faliram em 2015 e 2016”.

Após comentar estes números, o palestrante mostrou como cada empreendedor pode evoluir na carreira. “Não adianta querermos apenas colocar a culpa nas outras pessoas. Um dia ouvi que o que importa é o que sonhamos ter. Não o que temos. O sonho é o que nos motiva. Foi assim que me tornei executivo na Volkswagen. Se você quer um milagre. Seja um milagre”, disse.

Soler também exibiu os seis pilares para um empresário ser bem-sucedido: objetivo, estratégia, método, trabalho, viabilidade e competência. “Porém, não podemos nos esquecer de sermos felizes. O sucesso sem felicidade é um tipo de fracasso”.

Presente no evento, o presidente da ACE, William Paneque, deu as boas-vindas ao público e lembrou de como conheceu o experiente empresário. “O Soler fez parte da minha vida de empreendedor. Eu conheci o filho dele há anos em uma concessionária. Resolvemos empreender juntos e, desde então, nunca mais fui empregado. Transitei pelo ramo automobilístico e imobiliário, entre outros”, declarou o dirigente.

Ao término da palestra, Paneque fez questão de parabenizar Soler. “Foi uma noite inspiradora. Pessoas felizes constroem uma sociedade melhor”.

Antes da palestra, a empresária Erika Matos, diretora regional do BNI (Business Network International), propôs uma dinâmica entre os participantes. Na atividade, eles foram divididos em grupos de cinco pessoas e fizeram contatos comerciais. “Mas não fiquem apenas na troca de cartões. É muito frio. Marquem reuniões e realizem negócios. Isto é rede. Isto é networking. Não podemos nos satisfazer apenas com o primeiro contato. O que vem depois é o que mais interessa”.