Notícias

Investimentos de R$ 500 milhões

Guarulhos, 23 de agosto de 2001

ArquivoEstar próxima de São Paulo, ter o maior aeroporto da América Latina e distante apenas 2 horas de avião das maiores cidades do Mercosul, foram fatores que influenciaram para a Fiera Milano escolher Guarulhos para construir, a partir do primeiro semestre de 2002, um centro de exposição e eventos junto ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, num terreno de 300 mil m². O investimento é calculado em R$ 500 milhões, com recursos de grupos europeus e brasileiros. A primeira fase, com 50 mil m², deverá estar concluída em 2003, gerando 6 mil empregos diretos. Quando estiver pronto, vai gerar 12 mil empregos.

“Será um trade-market, agregando centro gastrômico internacional com 12 restaurantes, conjunto cultural com teatro, 12 salas de cinema, oito prédios inteligentes de escritórios. Neste local teremos exposições permanentes e temporárias. O empresário não vai precisar ir até a fábrica, porque na Fiera Milano ele encontrará o produto que precisa. É a reunião de vários empreendimentos num mesmo local”, explicou o representante do consórcio Fiera Milano/Brasil, Leo Kielmanovicz. Segundo ele, o destaque desta exposição é funcionar sempre próxima de aeroportos. Em Milão, ele está localizada perto dos dois principais aeroportos da Itália – o Linate e Intercontinental Malpensa 2.000, com volume de passageiros superior a 16 milhões de pessoas por ano.

A filial da Fiera Milano terá 100 mil m² de área de exposição, mais que o dobro do atual Parque Anhembi. A localização junto ao principal centro industrial e de serviços da América Latina, a proximidade de um pólo de tráfego internacional de produtos e de turismo comercial, os recursos de logística, marketing, finanças, cultura e comunicação de que São Paulo, como Milão, dispõe e oferece, na avaliação de Kielmanovicz, converterá Guarulhos num dos maiores centros de exposição latino-americano.

Industria, serviços, comércios e finanças: os setores de atividades em Milão que abrangem mais de 143.000 empresas que operam no território nacional e Exterior, com taxa de ocupação de 38% nas industrias, 43% nos serviços e 16,7% no comércio. No coração dessa cidade se instalou a Fiera ,Milano que atrai a cada ano mais de 3.500.000 visitantes, dos quais 1.800.000 operadores profissionais dos quais um quinto são estrangeiros.

De acordo com Kielmanovicz, Milão é o centro da economia nacional e Fiera Milano é o seu motor. Sua primeira edição ocorreu ocorreu em abril de 1920, com 968 expositores italianos e 265 estrangeiros, que atraíram 200 mil pessoas. Três anos depois, o evento exigiu uma nova sede no Piazzale delle Armi, onde surgiram os primeiros pavilhões do atual complexo. “Entre os anos 60 e 70, a Fiera atingiu uma média anual de 4 milhões de visitantes, 12 mil expositores vindos de mais de 100 países. Em Guarulhos, calculo um número em torno de 600 mil por ano”, explicou.

No final deste mês, empresários do grupo italiano visitarão o prefeito Elói Pietá (PT).