Notícias

Investimento na Internet: este é o momento?

Guarulhos, 28 de julho de 2001

divulgaçãoSerá este o melhor momento para investir na Internet ?

Imagine que num mercado extremamente instável, alguém alheio a sua atividade venha a orientá-lo a fazer grandes investimentos no desenvolvimento de um Web site para sua empresa, explorando o lado virtual da sua atividade? Imagine você já acostumado a comprar matéria-prima tangível (palpável) lhe ofereçam banners para comprar? Pois é, o modesto objetivo desta matéria no Portal da ACIG é o de – a princípio -orientar o empresário demonstrando os 2 lados em investir na Internet.

É sabido que a Internet, este mais novo canal de comunicação, através de um investimento bem calculado, pode trazer vários benefícios, criando laços de cumplicidade entre empresa e o seu publico alvo, fortalecendo a aproximação e fazendo com que oconsumidor confie em sua marca/produto; tornando-se fiel e mais importante, passando a adquiri-los.

Estudos confirmam que os clientes que conhecem as empresas através da Internet tem encurtado o ciclo de aquisição do produto ou serviço, necessitando assim de menos contatos diretos para fechar negócios. Este fenômeno se dávisto que o Internauta ao visitar seu Web site já possui um interesse na contratação de seus serviços, ou adquirir seus produtos, recebendo as informações necessárias sobre preços, lançamentos, promoções e serviços. Além dessa vantagem, que já é sobremaneira interessante, o visitante ainda pode, se desejar,imprimir seus produtos ou sua oferta de serviço, sem que você venha a gastar com material impresso.

Desta forma, através do Web site você estará mais perto de seu cliente. Tirará dúvidas, receberá reclamações e sugestões, tornará este o principal canal de comunicação principal, pois durante 24 horas você esta dentro da casa do consumidor, podendo inclusive monitorar as suas preferências, realizando pesquisas de hábitos de compra, e acompanhando as estatísticas de acesso.

Ainda assim a Internet concede aoportunidade de expandir seu mercado regionalmente, nacionalmente ou até mesmo internacionalmente, sem a necessidade da burocracia de abertura de filiais em outras cidades, Estados ou Países.

Uma outra e excelente vantagem associadas ao Web site é a de atualizar o seu conteúdo quase queinstantaneamente: admitindo e demitindo representantes, atualizando tabelas de preços, fotos de produtos, podendo colocá-las na rede ou enviá-las por e-mail. Assim não existe um método mais rápido que solicitar ao seu futuro cliente que acesse seu site, e se este tiver uma dúvida sobre o produto lhe mande um e-mail.Agilidade na comunicação é algo de melhor na Internet.

Mas o que acreditamos ser o mais importante, é a condição de que, hoje,não adianta mais estar simplesmente por estar na rede, ou porque seu concorrente ou vizinho já estão. Deverão ser analisadas as diversas oportunidades para que sua empresa obtenha efetivamente o retorno do investimento. Ter um site só para mostrar no cartão de visita não é um bom negócio e, a boa prática ensina que um Web site mal elaborado traz a impressão reversa do seu negócio!

Analise assim se você está explorando 100% o canal Internet de comunicação com seu cliente, se não está, leia e discuta com a produtora do seu Web Siteos seguintes itens:

1 – O Design do meu Web site está adequado ao público-alvo ?

2 – Meu Web site segue tendências dos padrões internacionais em termos de navegação, ou é um verdadeiro “labirinto” ?

3 – Estou usando o e-mail como necessário, ou seja ele está ostensivamente demonstrado em meu Web site, ou está apenas no link “fale conosco” ?

4 – Meu Web site foi cadastrado em todos os possíveis sites de busca ?

5 – Meu domínio é adequado ao meu ramo de atividade ?

6 – Posso ter acesso as estatísticas de visitas do meu site ?

7 – Posso trocar as fotos dos produtos constantes no meu Web site mais constantemente?

Se não houver a atenção a estes itens, a Internet se tornará para você nada mais nada menos que um investimento no vazio e um monte de palavras americanas sem qualquer nexo.

Pense nisso e discuta com a sua produtora. Certamente a Internet será para você um excelente canal para a expansão dos seus negócios, assim como é para uma grande quantidade de Empresários que viram nesta nova mídia a promessa de um futuro mais promissor.

Mãos ao “mouse”:)

Jacques Miranda, 37 anos é Consultor, instrutor de Web do SENAC/SP,e principal executivo do Estúdio NEUx!

jacques@neux.com.br