Notícias

Investigada venda de carros com “juro zero”

Guarulhos, 23 de abril de 2002

arteAs montadoras terão, mais uma vez, que dar explicações aos órgãos federais sobre a campanha publicitária de vendas de carros com financiamento a juros zero. O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, notificou ontem cinco montadoras a explicarem quais os termos e condições da revenda de automóveis, alardeados em anúncios publicitários.

Esta é a segunda notificação em menos de quatro meses. A primeira foi feita em dezembro do ano passado contra quatro montadoras. Além de GM, Fiat, VW e Ford, a Renault também foi notificada por estar promovendo o mesmo tipo de campanha. O DPDC já encontrou indícios de propaganda enganosa em algumas das montadoras investigadas desde o ano passado. As empresas estariam embutindo, no preço final do carro, a taxa de juros para a revenda.

As condições de pagamento nesta promoção também são diferenciadas dos outros planos de financiamento. No caso do juro zero, o consumidor é obrigado a pagar à vista 50% do valor do automóvel. O restante é dividido, obrigatoriamente, em apenas 12 parcelas. “Em alguns casos, estamos convencidos de que há necessidade de abertura de processo”, afirmou Amanda Flávio de Oliveira, diretora do DPDC.

O órgão montou uma equipe específica para investigar a denúncia. Os processos serão divididos por montadoras, já que cada empresa apresentou uma justificativa diferente e tem particularidades na sua campanha. A previsão é divulgar um parecer sobre o tema antes que as campanhas sejam encerradas.

Clarissa Lima