Notícias

Intenção do consumidor em presentear os pais sobe 14%, segundo Boa Vista SCPC

Parceira da ACE-Guarulhos ouviu 1.300 pessoas ; medição é comparação com 2017

Guarulhos, 10 de agosto de 2018

O número de pais que podem ganhar presentes este ano é 14% maior em relação a 2017. É o que diz pesquisa de intenção de compras do consumidor para o Dia dos Pais, da Boa Vista SCPC, empresa parceira da ACE-Guarulhos.

Foram ouvidas 1.300 pessoas. Desse total, 40% disseram que vão gastar mais com os presentes. O número é 4% maior que o do ano passado, quando também foi ouvida a mesma quantidade de pessoas. Esse crescimento é considerado um indicativo da melhora nas vendas do varejo. A pesquisa identificou ainda que 60% dos entrevistados irão gastar a mesma quantia ou até mesmo menos em 2018, com o presente do Dia dos Pais. Em 2017, eram 66%.

O levantamento indica, ainda, que caiu o percentual de consumidores que não vão comprar presentes neste ano (de 61% para 47%). Já 29% dos que não irão comprar alegam estar endividados (em 2017 o percentual era de 23%), seguidos dos que disseram estar fazendo contenção de gastos (19%), que se manteve estável a 2017.

Também houve queda dos que alegaram gastar menos com o presente devido às dificuldades financeiras. 36% dos consumidores disseram que a atual situação econômica do Brasil contribui para gastarem menos (eram 45% em 2017); e aumentou o percentual daqueles que gastarão menos por contenção de despesas (de 19% para 25%) e diminuição da renda (de 12% para 15%).

Para William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos, há que se valorizar o aumento no índice de intenção de compra. “O consumidor está confiante em seu próprio poder de compra. Sem contar que o montante total do valor das vendas pode significar importante impulso para a economia da nossa cidade. Agora é esperar as projeções se confirmarem. Guarulhos tem muito a ganhar”, acredita.