Instituto Diet busca novas parcerias para projeto
O “Instituto Diet – Direito, Integração, Educação & Terapêutica em Saúde e Cidadania” oferece atendimento gratuito (apoio social, jurídico e psicológico) a portadores do vírus HIV, usuários de drogas, vítimas de violência e crianças/adolescentes com vulnerabilidade social. Nesse atendimento, inclui-se a realização de projetos como o de “Pães, Doces, Massas & Cia”, que o Instituto deseja expandir e, para isso, precisa firmar novas parcerias com empresários do comércio e indústria de Guarulhos.
A iniciativa é um programa de geração de renda e teve início em março deste ano. Sua primeira turma é composta por 30 pessoas que se reúnem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13 às 18h, para aprenderem a produzir pães, doces, massas etc; o projeto também oferece a seus participantes, cursos de gestão empresarial, oficinas de artesanato, dinâmicas de grupo, atividades culturais e de lazer, além de palestras sobre saúde, ética e cidadania.
Marisa Pulsone, coordenadora do projeto, esclarece que o mesmo tem como objetivo a capacitação profissional dos cidadãos e geração de renda na área de panificação. “Nossa intenção é conferir formação às pessoas, a fim de que elas possam enfrentar o mercado de trabalho como empreendedores”, conta.
A coordenadora revela que a iniciativa mantém algumas parcerias, entre elas: Sesi Guarulhos – Serviço Social da Indústria (há dois meses, o órgão cedeu uma nutricionista para ministrar as aulas de panificação); o Sebrae – SP / Escritório Regional de Guarulhos – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas oferece formação em gestão de negócios aos participantes e já promoveu o curso “Aprender e Empreender”; a oficina “SebraeTec – Higiene na manipulação dos alimentos”; e patrocinou outro curso – “Começar Certo” – para dois participantes do projeto; a ACE – Guarulhos – Associação Comercial e Empresarial divulga a iniciativa por meio de seu site www.aceguarulhos.com.br). Marisa também destaca os apoiadores do programa: ambulatório Walter Belda (situado no complexo hospitalar Padre Bento); Refrigeração Nova Global; Bazar Kyoto; Makro Atacadista; FarmaFort; Rede Fast Farma; Ikebana e Cláudia Perfumaria; Embaplastic; RNP+Guarulhos; Comercial Mesquita; Jornal Olho Vivo; e OSC Viva Guarulhos.
Daniel Pereira da Silva, 39 anos, é um dos participantes do programa. Ele conta que soube do mesmo no próprio Instituto, pois é freqüentador do local. “Antes de tomar conhecimento sobre o projeto eu já tinha vontade de montar um negócio próprio na área de alimentação. Estou aprendendo de tudo um pouco. Após o término do programa, irei me empenhar na realização da minha vontade”, diz.
Auxílio – De acordo com Marisa, apesar de contar com as parcerias e apoios descritos acima (e também com recursos municipais), o projeto “Pães, Doces, Massas & Cia” está em busca de novas associações com empresários do comércio e indústria de Guarulhos para a viabilização da segunda etapa do programa, que consiste na produção de pães em quantidade para garantir a lucratividade e rentabilidade da produção. “Necessitamos do auxílio dessas novas parcerias para que possamos adquirir mobiliário, uniforme, produtos de higiene e, principalmente, um forno a gás da marca Tedesco – modelo FB 800 – ou equivalente, e também um fogão industrial”, revela. A coordenadora informa que as empresas que se tornarem parceiras do projeto receberão do Instituto um certificado de responsabilidade social e contarão com divulgação de seus serviços. Marisa também frisa que as doações podem ser deduzidas do Imposto de Renda.
Serviço – Av. Emílio Ribas, 1928 – Jd. Tranqüilidade. Fones: 6422-6838; 6422-1675 e 6422-6363. Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h / site: www.diet.mk.com.br / e-mail: dst@terra.com.br
Tatiana Soledade