Notícias

Instabilidade aquece mercado de imóveis

Guarulhos, 02 de setembro de 2002

A instabilidade no mercado financeiro tem levado muitos investidores a migrarem seus recursos para a compra de imóveis comerciais e apart-hotéis, como forma de fugir das especulações. A avaliação é do engenheiro e corretor de imóveis em São Paulo, Sérgio Luiz dos Santos Vieira, que acredita num crescimento de 10% no setor imobiliário neste ano, comparado com 2001. Devem ser lançados 180 mil unidades em todo o país até o fim do ano.

Ele defende que investir em imóveis é uma forma de segurança e de retorno, porém com baixa rentabilidade. “No passado, as pessoas compravam imóveis como reserva de valor e hoje a procura mudou e é destinada para o uso próprio, nos casos residenciais, e formação de patrimônio”, disse.

Na compra de salas comerciais e apart-hotel, destaca Vieira, o investidor deve conhecer o mercado para não fazer um mau negócio. “Foram vários lançamentos de hotéis em São Paulo e a taxa de ocupação é pulverizada, portanto, pequena. Desta forma, o retorno é baixo e não pode ser considerado um investimento como o de compra de ações de empresas. O melhor é conhecer a realidade do mercado e analisar se há espaço para tantos empreendimentos deste porte, para não correr riscos”, destacou.

A estimativa do setor para este tipo de negócio é de taxa de retorno da ordem de 0,7% a 1,2%, nos apart-hotéis. Nas salas comerciais, o rendimento vem dos aluguéis (em média 0,7%) e atualização, de acordo com a inflação do período.