Notícias

Informativo – Edição – Setembro/2001 – nº 54

Guarulhos, 28 de setembro de 2001

ImagemLei sobre protesto confunde o comerciante

Na cidade de São Paulo teve inicio uma polëmica a partir de campanha deflagrada pelo Instituto de Estudos de Protesto de Títulos divulgando a Lei Estadual nº 10.710-00, que entrou em vigor neste ano, e dispensa o credor do pagamento antecipado das despesas pelo envio de título a protesto. A posição da Facesp, apoiada pela Acig, é a de que trata-se de um instrumento jurídico válido mas exigido apenas quando o credor pretende requerer a falência do devedor. Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

Acompanhe parecer da Facesp

O comércio varejista brasileiro inclui-se entre os mais modernos do mundo, atendendo a um mercado interno bastante amplo, que somente atingiu as dimensões atuais graças à existência de um sistema eficiente de crédito ao consumidor. O popular crediário permite ao cidadão de baixa renda ter acesso aos bens de consumo de maior valor de forma rápida e possibilita grande expansão da indústria automobilística, de eletrodomésticos, de móveis e outros artigos que oferecem mais conforto à vida familiar. Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

Números do SCPC e TeleCheque foram positivos em agosto

O comércio teve um desempenho positivo no mês de agosto provavelmente influenciado pelas vendas para o Dia dos Pais. É o que revela o balanço do SCPC e TeleCheque. Foram realizadas 145.343 consultas ao sistema integrado, contra 132.326 no mês de julho, o que representa um crescimento de 9,80%. O SCPC recebeu 78.241 consultas (+9,60%) e o TeleCheque 67.102 (+10%). Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

Central de Crédito privilegiará o bom pagador.

Uma nova alternativa para ter acesso ao crédito será um banco de dados com informações positivas de cada cliente, como compras realizadas, valor das parcelas e pontualidade dos pagamentos. Trata-se do novo serviço que está sendo criado pela ACSP e demais integrantes da Rede de Informações de Proteção ao Crédito (RIPC), de âmbito nacional, que oferece informações nas vendas a crédito e com cheques, segundo informa a gerente da Unidade de Negócio de Pessoa Física da Associação Comercial, Roseli Garcia.Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

Acig e entidades promovem mesa redonda sobre aumento das contribuições sociais

De acordo com a Lei complementar nº 110/01, os empregadores passarão a arcar com mais dois novos tipos de contribuições sociais, com alíquota de 10% sobre o saldo de FGTS, em caso de despedida de empregado sem justa causa e de 0,5% sobre a remuneração devida no mês anterior. Para discutir todos os aspectos de mais esta exigência para as empresas a Acig, em conjunto com Sescon, Senai, Ciesp e CRC, promoveram em 18/09 mesa redonda sobre o assunto no Auditório da Escola Senai Hermenegildo Campos de Almeida.Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

Impacto do racionamento de energia é menor do que o esperado

Pesquisa realizada pelo Instituto de Economia “Gastão Vidigal”, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), mostrou que o impacto do racionamento de energia sobre a produção, as vendas, o emprego e os preços foi menor do que o esperado. Os questionários foram aplicados no período de 2 a 10 de julho a 291 empresas do comércio, 151 empresas de serviços e 49 indústrias e o resultado comparado com o de pesquisa semelhante, feita entre 4 e 7 de junho. Na pesquisa anterior, 74% das empresas comerciais acreditavam que as vendas cairiam. No trabalho atual, entretanto, apenas 59% relataram queda de vendas. O mesmo aconteceu com a indústria. Na enquete anterior, 90% acreditavam em queda de produção. Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

PQT entra em seu segundo bloco

No dia 11 de setembro, ocorreu o lançamento do segundo bloco do Programa de Qualidade Total da Acig. A apresentação envolveu todos os colaboradores, divididos em duas turmas.Além de serem informados sobre a nova etapa do projeto eles participaram de uma dinâmica abordando os conceitos da Qualidade. Foram distribuidas camisetas com o logotipo do programa.Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

Associação promoveu primeiras turmas do Programa Brasil Empreendedor

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos (ACIG) está promovendo em parceria com o Sebrae-SP a Capacitação de Empresas, através de curso gratuito, onde são abordados planos de negócios, pesquisa de mercado, fornecedores, marketing e vendas. O objetivo é dar ferramentas ao micro e pequeno empresário que estão iniciando ou pretende iniciar e não tem noções de administração e marketing, podendo levar ao insucesso da empresa, o que acontece em grande parte dos casos, segundo avaliação dos especialistas.Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

30º Seminário Estadual dos SCPCs em São José do Rio Preto

Com o objetivo de consolidar o SII – Facesp na Rede de Informações e Proteção ao Crédito, adaptando-se às normas e procedimentos necessários ao regular funcionamento da Rede Nacional, acontece no final deste mês o seminário em São José do Rio Preto. Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

2ª edição do encontro de integração empresarial é realizada na última segunda-feira do mês

O empresariado de Guarulhos e Região tem encontro marcado no próximo dia 24 de setembro, a partir das 18h30, no Open Hall Convention Center. Trata-se da segunda edição da “Open Monday”, uma bem sucedida idéia de Anunciato Thomeo Sobrinho para promover a integração empresarial e a geração de negócios no município. Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

Agenda do Presidente

Apresentado Programa de Segurança

Foi realizado em 13/09 aapresentação do PROSEG – Programa de Cooperação celebrado entre a Fiesp/Ciesp e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Para falar aos empresários e autoridades policiais do município sobre o projeto, estiveram presentes no Ciesp Guarulhos o diretor da Entidade em São Paulo, Cássio J. Motta Vecchiatti, e o consultor Luiz Fernando Paiva. Paiva foi convidado pelas Entidades em novembro de 2000 para realizar um levantamento e fazer pesquisa junto às polícias civil e militar e detectar as deficiências e necessidades das corporações. Paiva foi o responsável pelo planejamento estratégico do Instituto São Paulo contra a Violência, daí partiu o convite da Fiesp/Ciesp. Clique aqui para ler a materia na íntegra.

—————————————————————-

Palavra do associado

Clique aqui e veja o depoimento de associados.

—————————————————————-

Saiba Mais

Fórmula para ver se o CPF não é falso

Clique aqui e atualize seus conhecimentos.

—————————————————————-

Associação dos Lojistas do Internacional Shopping Center

O Shopping conta com sua Associação dos Lojistas, presidida por Francisco Fábio dos Santos. Em junho deste ano, o presidente firmou parceria com a ACIG para beneficiar os associados com os serviços de uma Entidade maior e mais estruturada como a Associação Comercial, Industrial e de Serviços, que já possui 38 anos de atividade. Clique aqui para ler a materia na íntegra.