Notícias

Informativo – Edição julho/agosto – nº 52

Guarulhos, 02 de agosto de 2001

ImagemEDITORIAL

Um “Destaque Empresarial ACIG 2001” muito especial

Ficamos muito honrados com a presença de todos no evento realizado em 16 de julho, para juntos comemorarmos o 38º aniversário da ACIG e também o dia do comerciante. Para abrilhantar as comemorações daquela noite fizemos a entrega do já tradicional “Prêmio Destaque Empresarial Acig” e brindamos a todos com um show surpresa de três tenores.

A instituição deste prêmio nasceuem 1997, como uma forma de reconhecimento por parte da Acig às empresas destaques nos segmentos:Indústria, Comércio e Serviços, que são o alicerce do progresso e desenvolvimento de nossa cidade. Desde o ano passado, incluímos na premiação a Entidade que tenha se destacado no terceiro setor.

A Acig espera que essa iniciativa,em reconhecer o trabalhode entidades relacionadas ao terceiro setor,numa época em que muito se fala em responsabilidade social, e ainda mais no Ano do Voluntariado, despertem nas pessoas e nas empresas o desejo de apoiar, contribuir e participar da luta por uma melhor qualidade de vidade nossas famílias.

A escolha dos laureados não foiuma tarefa fácil, porém foi bem democrática.

É gratificantesaber que o Prêmio Destaque Empresarial Acigtornou-se um evento aguardado pela sociedade guarulhense.

Quero agradecer a colaboração de todos diretores, funcionários, e em especial aos patrocinadores (Banco do Brasil S/A, Associação Comercial de São Paulo, Centro Educacional de Ofícios e Profissões, UNIMED Guarulhos, BICCA Tecnologia Áudio Visual e Felício Vigorito) e aos apoiadores (Valetur Guarulhos – IDEPE – F. Carmo Comunicação Ltda. e Folha Metropolitana) que tornaram possível a realização do evento.

A todos o nosso muito obrigado e espero, sinceramente, que tenham desfrutado da agradável festa.

Anunciato Thomeo Sobrinho – Presidente

AGENDA DO PRESIDENTE

Conselho de Desenvolvimento Econômico – No dia 04/07 foram empossados no Salão Nobre do Paço Municipal os membros do conselho gestor do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, presidido por Luis Roberto Mesquita. A Acig estará representada pelo presidente Anunciato Thomeo Sobrinho (titular), Eldon Luiz Fiorin (suplente), Léo Kielmanowicz (titular) e José Valberto de Siqueira Mangabeira (suplente) Em seu discurso, Anunciato salientou acreditar que o Conselho em muito poderá contribuir para o crescimento de Guarulhos.

Visita de Horácio Lafer Piva – O presidente Anunciato Thomeo Sobrinho compareceu à visita a Guarulhos do presidente da Fiesp/Ciesp, Horácio Lafer Piva, em 05/07. Piva proferiu palestra aos empresários na sede do Ciesp Guarulhos. O evento contou com a presença do prefeito Elói Pietá.

Comemoração na BASP – Presença em 20 de julho nas comemorações ao 128º Aniversário do Marechal-do-Ar Alberto Santos Dumont, juntamente com autoridades da Aeronáutica, Exército e do secretário estadual da Segurança Pública, Marco Vinício Petreluzzi.

Programa Conexão ACSP – Entrevista concedida ao Programa Conexão ACSP sobre o Prêmio Destaque Empresarial Acig 2001 e as atividades locais da associação. Gravada no dia 19/07 a entrevista foi veiculada em 28/07 pela Net e Canbrás.

Visitors Bureau – Em reunião realizada em 24/07/01 no Hotel Mercure foi realizada a Assembléia Geral de Fundação do Guarulhos Convention e Visitors Bureau, elegendo uma diretoria provisória até 15/12/01, assim composta: Conselho Consultivo – Pres. Sidney Dip (Filadelfia Turismo),Cons. Marlice Abbade (Caesar Park Hotel), Supl. Marisa Fumanti (Ceop); Conselho Fiscal – Pres. Anunciato Thomeo Sobrinho (Open Hall), Cons. Antonio Carlos Dobrowisck (Suncity Turismo), Supl. Sergio Bicca (Bicca Tecnologia e Audiovisual); eDiretoria Executiva – Pres. Roberto Rotter (Caesar Park Hotel), ViceRoberto Areias (Flytour Turismo); Dir. Adm./Fin. Adam Kubo (Hotel Express In); Dir. Técnico Carlos Bernardo (Hotel Mercure), e Dir. Secr. Simone Saccoman Marques (Scae Eventos).

Encontro das associações – Reunião do Grupo G9 em 30/07 durante a parte da manhã, que será realizada na cidade de Arujá.

Rotary Guarulhos – Palestra da Acig para o Rotary Guarulhos, na Associação dos Rotarianos, no dia 31/07, às 19 horas.

1ª Reunião do CDE – Reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico, em 01/08 das 8h30 às 11 horas. Local: Agende.

Infra-estrutura – Reunião do Grupo Temático de Infra-estrutura com as entidades empresariais, no Laboratório Ache, em 02/08 das 8 às 10h30.

CONVÊNIO

Guarulhos Export será criado em parceria com a Infraero

Entidades empresariais, em parceria com a Infraero, criarão neste semestre o Guarulhos Export – Centro de Comércio Exterior dentro do Aeroporto Internacional de Cumbica-Guarulhos. Participam da iniciativa a Acig, Ciesp, Universidade de Guarulhos e Sebrae, que formam o pool representado pela Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos), juntamente com o Sindasp. O espaço será cedido pela Infraero no Aeroporto com o objetivo de fomentar o comércio exterior no município, através do fornecimento de informações e serviços ao exportador e importador. O convênio deverá ser assinado no mês de agosto.

INDICADORES

Números revelam retração no comércio e aumento da inadimplência em junho

O número de consultas ao SPC em junho foi 23,50% menor de que em maio deste ano. Foram feitos 66.564 atendimentos contra 94.568. A queda também ocorreu serviço de TeleCheque, só que em menor escala: houve 72.371 consultas (133 a menos que no mês anterior), representando uma retração de 8,20%. As consultas integradas tiveram uma retração equivalente a 17%, totalizando 138.935. Comparado a igual período de 2000, obtemos um recuo de 20% na utilização do serviço pelo comércio.

Quanto à inadimplência, os dados do SCPC revelam que houve um aumento de 151% de inclusões no cadastro do serviço com relação ao mesmo mês do ano passado (6.617 inclusões contra 2.636 em junho de 2000). Comparativamente com o mês anterior o índice cresceu em 29%. Foram 6.617 inclusões no registro do SCPC contra 5.143 no mês anterior. As regularizações totalizaram 947, o que significa um saldo positivo de 20% comparado a maio (791).

ADIADA MUDANÇA NOS TELEFONES DA ASSOCIAÇÃO

Devido a problemas técnicos não serão alterados os números para atendimento na data informada anteriormente.

Os números continuarão inalterados (6440-8877 para consulta, e 6440-8199 PABX) até setembro. Pedimos a compreensão de todos, pois estamos trabalhando para melhorar nosso atendimento.

SRC – Entra em operação Serviço de Recuperação ao Crédito

Visando reduzir o índice de inadimplência e oferecer mais um serviço de qualidade, a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Guarulhos implantou em 23/07 o serviço de Recuperação ao Crédito e cobrança – o SRC – em parceria com o Grupo Senarc, com atuação consolidada em outras cidades do País e que tem em sua carteira clientes como Rede Pão de Açúcar, Banco Panamericano, Arapuá, Ponto Frio, Máxima Crédito, Carrefour, além das Associações Comerciais de São Caetano e de São Paulo.

O SRC está funcionando no 9º andar da sede da ACIG, com atendimento diferenciado para empresários associados. O telefone para contato é o 6463-9336. Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 9 às 18 h e aos sábados, das 9 às 12 h.

Em linhas gerais o serviço de recuperação ao crédito tem como objetivos principais:

– Reduzir a inadimplência das carteiras dos usuários

– Fidelizar os consumidores, ou seja, promover o retorno de clientes que deixaram de realizar suas compras em razão da inadimplência

– Reabilitação do devedor junto ao SCPC/TeleCheque na quitação do débito, mediante autorização do usuário.

– Possibilitar a auditoria e controle em tempo integral pelo usuário do serviço por meio de relatórios especialmente planificados pra o acompanhamento da operação em todo o Brasil

– Proporcionar ao usuário um serviço de cobrança estritamente profissional e impessoal, evitando o constrangimento do contato diretor entre credor e devedor.

TROFÉU ACIG

Prêmio Destaque Empresarial 2001

5ª Edição do Troféu foi realizada no Dia do Comerciante (16/07) durante as comemorações ao 38º aniversário da Acig, reunindo cerca de 450 convidados e autoridades no Open Hall Convention Center e confirmando a tradição do prêmio. Foram homenageadas três empresas que tiveram uma atuação diferenciada na economia de nosso município no último ano, nos setores da indústria, comércio e serviços; e também uma instituição ligada ao terceiro setor.

O presidente, Anunciato Thomeo Sobrinho, explicou na quinta versão o prêmio teve ênfase no Ano do Voluntariado. “Esperamos que o trabalho destas instituições despertem nas pessoas e empresas o desejo de apoiar, contribuir e participar da luta por uma melhor qualidade de vida para todos”. E concluiu: “Quero agradecer a colaboração de todos os diretores, funcionários e em especial aos patrocinadores (Banco do Brasil S/A, Associação Comercial de São Paulo, Centro Educacional de Ofícios e Profissões, UNIMED Guarulhos, BICCA Tecnologia Áudio Visual e Felício Vigorito) e aos apoiadores (Valetur Guarulhos – IDEPE – F. Carmo Propaganda Ltda. e Folha Metropolitana).

A ABB foi premiada na categoria Indústria, recebendo o troféu das mãos do presidente da Entidade, Anunciato Thomeo Sobrinho. Para entregar o troféu – um belíssima escultura em bronze com o símbolo da Entidade esculpida pela artista plástica Yone Di Alerige – às demais categorias o presidente Anunciato convocou os patrocinadores oficiais do evento. A Vigorito (Comércio) foi representada pelo diretor superintendente Hermes Schincariol e recebeu a homenagem através do superintendente de serviços da ACSP, Roberto Haidar. Na categoria serviços, o Banco do Brasil, através do gerente regional Tércio Luiz Tavares Pascoal, recebeu o prêmio do presidente da Unimed Guarulhos, Wagner Morandini.

No campo social, a Acig homenageou ainda o Lar da Irmã Celeste pelos 60 anos de filantropia no município. O troféu foi entregue por Marisa Fumanti (Ceop) a Celeste Fernandes Risso e Luiz Fernando Barros Onofre, dirigentes do Educandário.

Ao receber o troféu Destaque Empresarial Acig 2001 – obra reconhecida pela Unesco -o diretor superintendente da ABB – Asea Brown Boveri, Geir Odd Biledt, afirmou que o recebimento deste prêmio confirma que a sua indústria está no caminho certo. Hermes Schincariol (Vigorito) dedicou a homenagem à sua equipe, clientes e amigos. O gerente regional do BB, Tércio Luiz Tavares Pascoal , disse que o prêmio incentiva o Banco a continuar investindo em Guarulhos.

Após os depoimentos emocionantes, a Valetur sorteou uma viagem com acompanhante para a Pousada do Rio Quente (Goiás).Encerrando a noite com chave de ouro os tenores Nino Valsani, Armando Valsini e Franscisco Romanelli embalaram a todos os presentes com lindas canções, acompanhados por violinistas.

REPERCUSSÃO

Mensagens enviadas por e-mail à ACIG

Prezado Sr. Anunciato,

Parabéns pelo evento maravilhoso que proporcionou enchendo de alegria os corações dos participantes com o belíssimo show de tenores como também a premiação às empresas de destaque empresarial. Fica de exemplo a iniciativa e a organização proporcionada. Impecável!!

Um abraço

Fábio Amâncio – Grupo Senarc

Gostaria de registrar que estava acompanhado por alguns amigos, dentre eles, representantes da agência de publicidade BBN International com sedena Finlândia, dos quais escutei muitos elogios. A diretoria da Credicard e Mastercard também ficou encantada com tudo.

Parabéns ao Presidente Anunciato e toda a sua equipe.

Valberto Mangabeira

“A equipe Acig está de parabéns pela bonita e bem organizada festa do último dia 16/07. Quanto ao Prêmio só mercê elogio iniciativas que venham a valorizar as empresas que prestam um bom serviço para nossa comunidade e à economia do País.”

Antonio Carlos Koch – Diretor titular do Ciesp Guarulhos

Congratulo-me com o Presidente Anunciato Thomeo Sobrinho, todos os diretores, colaboradores e organizadores do grandioso evento. O prestígio que a ACIG detém ficou comprovado pelo nível das autoridades e empresários presentes à comemoração. A festa foi brilhante, impecável.

Parabéns a todos.

Stewalter Soares Moraes – Diretor Administrativo da ACIG, diretor da Flaumar Assessoria Empresarial; diretor Social da AESCON-SP.

Parabéns pelo evento ocorrido no dia 16/07, que está tendo uma repercussão super positiva, confirmando sua tendência a ser tradição naCidade de Guarulhos. Não poderia ser diferente já que o nível de excelênciaque a Acig alcançou somado à união e dedicação de sua equipe – “orquestrada” pelo brilhante presidente – fazem de qualquer realização da Entidade um sucesso. Conte sempre conosco da Ênfase.

Ênfase Comunicação

“Guarulhos foi palco de um grandioso e refinado evento, com a presença de ilustres convidados e autoridades, coordialmente recepcionados pelo presidente da Entidade”.

Folha Metropolitana

Em nome da MC Assessoria Aduaneira e do GTC- Guarulhos Tênis Club queremos cumprimentá-lo pelo memorável evento.Toda a equipe ACIG se empenhou e os resultados não poderiam ser melhores.Todos os convidados que estive em contato – Sebrae/ ABB/ CIESP/ SICA, etc. não pouparam elogios espontâneos.Particularmente penso que o evento foi de extremo bom gosto na escolha dos artistas, na organização, recepção.

Parabéns!!!

Jose Roberto Vitorelli

Prezado ANUNCIATO,

Através do presente, registramos nossos mais sinceros agradecimentos pelo convite do jantar de ontem. Ficamos orgulhosos de fazer parte da família “ACIG”.A festa foi excelente, em nível de 1º mundo!!! Ao amigo ANUNCIATO nossos PARABÉNS pelo evento, pelo empreendimento em Guarulhos, pelo empresário e pela pessoa que aprendemos a admirar!!!

Saudações

José Silva e Nelly T. Damas – Four Union – Assessoria de Comércio Exterior Ltda

PALAVRA DO ASSOCIADO

José Wedes – Guaruciclo Bicicletaria

“Os serviços são bons e nos ajudam, em especial a consulta de cheques. Gostaria de sugerir a criação de treinamentos na área de informática para associados”.

Toni Tohme – Gader Móveis Ltda.

“A estrutura de serviços da Acig está boa demais. Participo da Associação há cerca de 1 ano e tenho sido bem auxiliado por todos os departamentos da Entidade”.

Gláucio Rinaldi – Abelha Org., Neg. Imob. e Incorpor.

“Somos atendidos de forma satisfatóriae rápida, principalmente com o advento da Internet melhorou muito. No geral, o trabalho da Acig tem sido muito válido”.

Ione Massimo – Eli Pneus Centro Automotivo

“Destaco a exatidão das informações prestadas e a rapidez no atendimento. Usamos muito a consulta ao TeleCheque. Também procuramos participar dos eventos”.

NOSSO BAIRRO

São João espera por melhorias

O São João é o quarto bairro mais populoso do município com cerca de 57 mil habitantes. Apesar disto a sua população enfrenta inúmeros problemas devido à falta de infra-estrutura em seus minguados 7,13 km2. “Temos água apenas duas vezes por semana”, lamenta o comerciante Enrique Gomes Leiros, que se instalou com a família na região há 30 anos. “Quando cheguei aqui havia praticamente apenas o loteamento. Eu possuía depósito de materiais para construção na Vila Barros e resolvi transferí-lo para o São João”, relata.

Leiros apostou no bairro e confessa estar um pouco decepcionado: “Apesar de ter crescido em relação àquela época, o lugar foi prejudicado com a vinda do Aeroporto”. É que a área ocupada pela Infraero acabou tirando o acesso ao bairro pela Estrada de Nazaré. “E o acesso pela Praça 08 (Taboão) é muito precário, dificultando a comunicação com o centro de Guarulhos”, completa ele.

Outro pioneiro no bairro é o senhor José Cardoso, proprietário da Vidraçaria e Papelaria Cardoso. Ele é morador e comerciante local há 20 anos. Apesar de ter constituído família no São João ele lamenta o atraso da região. “Perdemos a única agência do Correio que havia aqui. Também convivemos com a falta de bancos e áreas de lazer, frenquentemente reclamadas por meus filhos”, comenta.