Notícias

Inaugurado o Centro de Educação Ambiental

Guarulhos, 21 de dezembro de 2004

Aproximadamente 3 mil pessoas visitaram o local neste domingo; cerca de 1.600 passaram pelas catracas para utilizar as piscinas

O Centro de Educação Ambiental e Lazer Cumbica foi inaugurado no domingo, dia 19, em Guarulhos. Instalado na área da antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) da Rua dos Jesuítas, s/nº, em Cumbica, o centro oferece desde espaço para desenvolvimento de programas sociais e de educação ambiental a equipamentos de lazer, como quadra de areia, teatro de arena com miniarquibancada e piscinas para adultos e crianças.

Durante todo o dia, aproximadamente três mil pessoas visitaram o local. Cerca de 1.600 visitantes passaram pelas catracas para utilizar as piscinas. À noite foi realizada a solenidade de inauguração, que integrou o calendário oficial de comemoração de aniversário de Guarulhos, que completou 444 anos dia 8. Houve shows com Cowboy Félix, Trio Virgulino e É D +.

A Prefeitura – por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Esportes e do Fundo Social de Solidariedade – e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município – por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) “Guarulhos: Saneamento Ambiental e Qualidade de Vida” – vão coordenar as atividades oferecidas no local. Esta parceria foi destacada pelo prefeito Elói Pietá, durante a solenidade. Segundo ele, além das atividades já previstas, no futuro, o Centro de Educação Ambiental e Lazer Cumbica será também mais um espaço para realização de shows.

A primeira etapa de recuperação da área da antiga ETA Cumbica começou em julho e foi concluída em novembro. Foram investidos cerca de R$ 440 mil.

No mesmo endereço, o Saae mantém um reservatório que abastece cerca de 40 mil moradores dos bairros Jardim das Nações, Vila Aeroporto, Jardim São Manoel e Cidade Soinco, do Conjunto Residencial Paes de Barros e de parte de Cumbica. “Esta obra que entregamos hoje vem coroar o trabalho que vem sendo feito para melhorar o abastecimento”, disse o superintendente do Saae, João Roberto Rocha Moraes. Ele anunciou que um outro reservatório será construído em 2005, na mesma área, para regularizar o abastecimento na região.