Notícias

Inadimplência do consumidor cai 1,4% em um ano, diz empresa parceira da ACE-Guarulhos

Boa Vista SCPC informa, ainda, que em fevereiro queda foi de 3%, no levantamento mensal

Guarulhos, 18 de março de 2019

Em 12 meses, a inadimplência do consumidor recuou 1,4%. É o que informa a Boa Visa SCPC, empresa parceira da ACE-Guarulhos. A medição, que é nacional, foi realizada entre o primeiro dia de março do ano passado até o dia 28 de fevereiro deste ano.

A Boa Vista também comparou o desempenho de fevereiro ante o mês de janeiro. E nessa avaliação mensal com ajuste sazonal, fevereiro apresentou queda de 3%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2018, o indicador caiu 6,1%. Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu queda em todas as regiões: Centro-Oeste (-3,9%), Norte (-3,5%), Nordeste (-1,5%), Sudeste (-0,7%) e Sul (-1,5%).

Ainda segundo a Boa Vista, a queda na inadimplência foi impactada pela inibição do consumo e da tomada de crédito. Porém, passado o período mais intenso da crise econômica, o indicador demonstra sinais de que caminha para estabilização, após três anos consecutivos de queda nos registros. Ainda assim, a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência está condicionada por uma recuperação mais consistente do mercado de trabalho, redução dos juros e evolução da renda.

Para William Paneque, presidente da ACE-Guarulhos, a retomada do crescimento econômico vai contribuir para que os índices de inadimplência não subam. “Quando a família tem renda, ela honra seus compromissos. Mas para que isso aconteça é preciso incentivar a produção e, por consequência, a circulação desses bens no comércio, criando, assim, um ciclo virtuoso, que reverta na geração de negócios e empregos”, define.