Notícias

Inadimplência do consumidor guarulhense cai 4,6% entre 2016 e 2017

“Ainda é difícil sentir a melhora no bolso, mas os números mostram uma lenta, porém, significativa retomada”, disse Paneque

Guarulhos, 06 de fevereiro de 2018

A inadimplência do consumidor guarulhense caiu 4,6% na comparação entre dezembro de 2017 com o mesmo mês do ano anterior. Entre dezembro e novembro de 2017 a queda foi de 0,4%. O levantamento foi feito pela Boa Vista SCPC, parceira da ACE-Guarulhos.

As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e, consequentemente, contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Com a perspectiva de crescimento gradual da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável do estoque de inadimplência.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, estes são sinais de que a economia está demonstrando reação depois de anos muito difíceis. “Ainda é difícil sentir a melhora no bolso, mas os números mostram uma lenta, porém, significativa retomada”, opinou o dirigente.

Recuperação de crédito

A recuperação de crédito do consumidor, por sua vez, subiu 1,6% na comparação mensal de dezembro contra o mês anterior, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador cedeu 3,2%.

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.