Inadimplência cresce e recuperação de crédito cai em Guarulhos
O guarulhense está mais inadimplente. Os números de junho e os do primeiro semestre mostram que o consumidor da cidade tem encontrado mais dificuldade para honrar seus compromissos financeiros. Segundo levantamento da Boa Vista SCPC (empresa parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos), o ‘calote’ do guarulhense subiu 4,5% em junho na comparação com o mês anterior.
Na comparação interanual (junho de 2015 contra junho de 2014) a inadimplência foi 0,8% maior. No acumulado do semestre, o crescimento foi pequeno, de 0,1%.
Ao mesmo tempo que o consumidor local tem deixado de pagar suas dívidas, a recuperação de crédito também aumentou na cidade, fechando um cenário bastante negativo. O indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade de Guarulhos – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou queda de 5,2% no primeiro semestre do ano, frente ao mesmo período de 2014. Na comparação interanual (junho de 2015 contra junho de 2014) houve queda de 2,9% no pagamento de dívidas.
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.