Notícias

III Encontro com Empresários atrai mais de 300 participantes

Guarulhos, 05 de dezembro de 2002

ass_imprensa_pmgO III Encontro com Empresários de Guarulhos, realizado nesta quarta-feira, dia 04, atraiu mais de 300 participantes no Hotel Íbis, no Centro. A questão da inclusão digital das empresas nas relações de negócios foi amplamente discutida, com o tema “Tecnologia da Informação e Comércio Eletrônico”, abordado por especialistas da área.

O consultor Delson da Silva Coelho, especialista em automação de sistemas e diretor executivo da NG Class, sentenciou em sua palestra que hoje uma empresa não pode ficar fora da internet. “Nem que seja uma participação institucional, uma empresa tem de ter um sítio no ciberespaço e, se possível, com a possibilidade de venda de produtos diretamente da página”, afirmou.

ass_imprensa_pmg

Delson ainda informou que somente nos negócios entre empresas em toda a rede mundial (B2B – Business to Business) giraram cerca de US$ 98 bilhões, e a perspectiva é que em 2005 o valor atinja R$ 485 bilhões. Reforçando a idéia, o professor e consultor especialista em Gestão e Tecnologia da Informação do Sebrae/SP, Francisco Rodrigues de Freitas Junior, disse ser essencial a empresa ingressar na internet, mas que ela tem de se estruturar para isso. “Não adianta jogar simplesmente uma página na internet. Deve-se analisar todos os aspectos para não frustrar os visitantes ou aqueles que querem fazer negócios. Existe toda uma estratégia para que o comércio eletrônico seja de fato eficiente”, explicou Freitas Júnior.

Sucesso

O prefeito de Guarulhos Elói Pietá (PT) lembrou que a realização do evento faz parte de um conjunto de iniciativas voltadas para estimular o desenvolvimento econômico e propiciar melhores condições para o pequeno empresário. “Esta é mais uma ação de governo voltada a estimular o crescimento econômico local. Nesses encontros buscamos um tema de interesse para o setor. Na verdade, são realizações que buscam a indução de modernização das empresas, fortalecendo nossa cadeia produtiva, dotando de informação e capacitação”, observou Pietá.

ass_imprensa_pmg

Para o secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento, José Carlos Maruoka, o Encontro com os Empresários tem como principal objetivo a integração do empresariado, além da própria informação dos temas abordados. “É fundamental que os empresários se relacionem. Aliado a isso, a mudança do perfil do município vem colaborando para que essa integração seja ainda maior. Hoje a administração tem credibilidade junto à iniciativa privada e o resultado disso está nas boas parcerias que existem, propiciando condições de até fazer eventos bem-sucedidos como este”, resumiu.

O III Encontro contou ainda com a participação de Cassio Vecchiati, especialista em sistemas de informação e diretor do Departamento de Competitividade da Fiesp/Ciesp, que discorreu sobre “Tecnologia da Informação: a ferramenta do século”. Já César Augusto Sant?anna Silveira, especialista em internet/tecnologia da informação, falou sobre os “Negócios na Era Digital” e o engenheiro eletrônico Artur Fernandes Piñeiro, especialista em marketing, abordou as “Telecomunicações no mundo atual”.