Notícias

Guarupas critica criação de estatal para gerir sistema de transportes

Guarulhos, 23 de junho de 2009

Cerca de 400 pessoas participaram da audiência pública promovida pela Comissão de Transportes e Trânsito da Câmara Municipal, ontem, para discutir a implantação do Bilhete Único e a regulamentação do transporte público em Guarulhos. O secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, respondeu a questionamentos da Guarupas e dos perueiros sobre as mudanças que podem acontecer no município com o projeto de lei em trâmite no Legislativo.

O representante da Guarupas, Hugo Mesquita, disse que o PL é um avanço para a cidade. No entanto, questionou a necessidade de criação de uma estatal para gerir o transporte público. “Foram investidos US$ 18 milhões para a implantação do bilhete que está em funcionamento e muito bem. Aproveitar o que já existe pode evitar novos investimentos que irão onerar ainda mais os cidadãos.” Gonçalo respondeu que a criação de uma empresa para gerir o transporte ainda é uma possibilidade, mas destacou que o gerenciamento do sistema ficará a cargo do poder público. “A atual estrutura da Secretaria não tem condições de assumir o sistema e a ampliação da rede de distribuição.”

O presidente do sindicato dos perueiros, Cícero Mossoró, apoiou a retirada da Guarupas como gerenciadora do transporte municipal. “Pagamos 5% das receitas para operação do sistema. Será que vamos ficar a vida inteira sendo administrados pelos concorrentes?” Ele questionou também se haverá lucro com o sistema de compensação proposto pela STT. Pelo projeto, os permissionários de lotação irão receber pelo trajeto do usuário. Ou seja, se a viagem for breve, o lucro será menor. Para Gonçalo, essa não deve ser uma preocupação. “Acredito que o número de passageiros irá aumentar com o bilhete único e, com isso, o lucro dos perueiros.”

Gonçalo explicou que a regulamentação dos transportes precisa ser aprovada com urgência pelo Legislativo já que 2010 será ano eleitoral e podem acontecer problemas no caso de licitações. “Vamos melhorar o sistema com monitoramento e GPS. O aumento da demanda de passageiros vai diminuir os custos dos usuários.”

O projeto de lei sobre a implantação do Bilhete Único e licitação dos transportes está sendo avaliado na Câmara pelas comissões Justiça e Redação, Trânsito e Transportes, Obras e Serviços Públicos e Finanças e Orçamento. A comissão extraordinária de Defesa dos Direitos do Consumidor também fará uma audiência pública na próxima terça-feira, 30 de junho, às 10h, para conhecer detalhes do projeto.