Guarulhos terá eventos de combate à corrupção
O Dia Mundial de Combate à Corrupção Eleitoral será celebrado na nesta terça-feira, 9, e contará com a participação de integrantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral de Guarulhos (MCCE). Diversas atividades serão realizadas com o objetivo de conscientizar a população guarulhense e lideranças sociais e políticas do município.
Logo pela manhã, às 8h, o MCCE estará na frente da Igreja Matriz de Guarulhos para coletar assinaturas para a Campanha Ficha Limpa (programa que trata da inelegibilidade dos candidatos políticos). A meta do programa é reunir 1,3 milhão de assinaturas para apresentá-lo no Congresso Nacional.
“Já estamos com 500 mil assinaturas. Por isso é muito importante que a população participe deste projeto. Se a pessoa não estiver com o título em mãos para assinar, basta por a data de nascimento completa”, disse o psicólogo Marlon Lelis de Oliveira, 46, psicólogo e integrante do MCCE.
Às 19h, será realizada uma palestra na sede da Ordem dos Advogados de Guarulhos (OAB) com o tema “Ética e Cidadania no Combate à Corrupção”, com o professor Humberto Dantas.
“Todos nós somos responsáveis por um país mais ético e menos corrupto, como bem diz a frase lema do Dia Mundial ‘você pode deter a corrupção. Todos devem participar”, contou Oliveira.
Na época das eleições, o MCCE recebeu 34 denúncias de crimes eleitorais (30 no primeiro turno e quatro no segundo turno das eleições), com as mais diversas acusações: boca-de-urna, urnas eletrônicas com problemas, fiscais induzindo votos e dentro do local de votação. “As denúncias foram protocoladas na 279º Zona Eleitoral e as providências cabíveis ficaram sob sua responsabilidade”.
Ao contrário do que pensa a população, as denúncias não diminuem quando acaba o período eleitoral. O alvo agora são os candidatos que não retiraram suas propagandas dentro do prazo determinado pela justiça. Atualmente, cerca de 60 denúncias aguardam para serem protocoladas nos cartórios eleitorais. Estas denúncias refletem a reflexão e a ação da sociedade civil na fiscalização. “Até então, as propagandas ficavam nos muros até caírem de podre”, disse o psicólogo.
Serviço
Coleta de Assinatura
Campanha Ficha Limpa
Igreja Matriz – das 8h às 13h
Praça Tereza Cristina – Centro
Palestra – Ética e Cidadania no Combate à Corrupção
OAB – Guarulhos – a partir das 19h
Rua Luiz Faccini, 394 – Centro