Notícias

Guarulhos terá mais isentos do IPTU

Guarulhos, 10 de janeiro de 2008

A Prefeitura aumentou neste ano o número de isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). De acordo com as informações divulgadas ontem pela Secretaria de Finanças de Guarulhos, 5,3% a mais de contribuintes estão desobrigados do pagamento do IPTU. Em 2007, 69.160 imóveis não precisaram pagar o tributo. Neste ano, o número subiu para 72.802.

Segundo a secretaria, a isenção atinge os imóveis cujo valor do lançamento anual do IPTU não ultrapasse a 50 Unidades Fiscais de Guarulhos (UFGs), equivalentes a R$ 89,95; aposentados, pensionistas, ex-combatentes, que receberão uma correspondência da Prefeitura confirmando a situação fiscal.

O contribuinte que optar por quitar o imposto à vista (cota única) tem a vantagem do desconto de 10%, em janeiro. O imposto poderá também ser pago em 12 vezes, para quem escolher o pagamento parcelado.

O vencimento, tanto da parcela única (pagamento à vista com desconto de 10%) ou do pagamento da primeira parcela (até 12 vezes sem desconto), ocorre a partir do próximo dia 21 e estende-se até o dia 25. O contribuinte que não pagar na data-limite pagará multa de 1,5% até 30 dias do vencimento e 5% após, mais juros de 1% ao mês, a partir do mês imediatamente seguinte ao do vencimento.

O IPTU poderá ser pago em qualquer agência bancária até a data do vencimento ou, ainda, em caixas eletrônicos, pela Internet, nas redes de supermercado (Compre Bem, Extra e Pão de Açúcar) e nas agências lotéricas credenciadas pela Caixa Econômica Federal localizadas em diversos bairros da cidade. Após esse prazo, o carnê somente poderá ser pago nas agências do Banco do Brasil.