Notícias

Guarulhos recebe o De Olho no Imposto

Guarulhos, 12 de fevereiro de 2006

Movimento que quer conscientizar a população sobre a carga tributária do país conta com o apoio da ACE-Guarulhos

Com o objetivo de conscientizar a população guarulhense e regulamentar o parágrafo 5° do artigo 150 da Constituição Federal, a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e as entidades que participaram da Frente Brasileira contra a MP 232 iniciam no dia 17 de fevereiro, a partir das 8h, no auditório da Universidade de Guarulhos (UNG), a mais recente ação do movimento De Olho no Imposto.

Denominada “Eu quero saber. Eu tenho esse direito”, a ação pretende colher 1,5 milhão de assinaturas em todo o estado. O artigo constitucional que deve ser regulamentado diz que “a lei determinará medidas para os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre  mercadorias e serviços”.

Estão confirmadas as presenças do presidente da Associação Comercial de Guarulhos (ACE), Decio Pompêo Junior e do presidente da Facesp, Guilherme Afif Domingos.

Nos dois primeiros messes de 2006 o De Olho no Imposto, movimento formado por mais de 100 entidades, entres elas o Sindicato das Empresas de Contabilidade (Sescon), Ordem dos Advogados do Brasil, Associação Médica Brasileira (AMB), Força Sindical e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), vai percorrer dezenas de cidades paulistas em busca de assinaturas.

Para o presidente da Facesp, Guilherme Afif Domingos, é necessário conscientizar a população que todos pagam muito imposto e acabar com a cultura de que os serviços públicos são gratuitos no Brasil.

 “Nossa intenção é que cada brasileiro, ao comprar um bem ou serviço, saiba o quanto está pagando pelo produto e o quanto vai para o governo. Somente com esta consciência teremos um cidadão que exige saúde, educação e segurança de qualidade”.

O presidente da ACE-Guarulhos, Decio Pompêo Junior, acredita que Guarulhos irá conseguir muito mais do que 36 mil assinaturas, uma meta estabelecida para a cidade.

“Com vinda do De Olho no Imposto para Guarulhos, a população guarulhense, que paga muitos tributos com qualquer brasileiro, irá se conscientizar e irá exigir mais transparência das nossas autoridades. Por isso mesmo acredito que iremos conseguir muito mais do que 36 mil assinaturas.”

Outras ações – Em todas as cidades por onde o movimento passar, será realizado o Feirão do Imposto (que demonstra o percentual e o valor de impostos embutidos nos preços finais de produtos e serviços), a Calculadora do Imposto (que apresenta o valor dos impostos pagos sobre a renda, o patrimônio e o consumo) e o Impostômetro (um painel eletrônico que mostra o valor pago em impostos pelos brasileiros desde o início do ano). Em Guarulhos, o Feirão do Imposto vai acontecer na rua Dom Pedro II, próximo ao marco zero da cidade. Todas as informações estão disponíveis na internet, no portal www.deolhonoimposto.com.br .

Serviço:

De olho no Imposto
Dia 17 de fevereiro, a partir das 8h

– Palestra com Guilherme Afif Domingos
Auditório da Universidade de Guarulhos (UNG)

– Feirão do Imposto
Rua Dom Pedro II, próximo ao marco zero da cidade