Notícias

Guarulhos perde 2.269 postos de trabalho em julho

Guarulhos, 27 de agosto de 2015

Guarulhos manteve a tendência de queda e apresentou saldo negativo de 2.269 postos na geração de empregos no mês de julho. Como nos meses anteriores, o principal setor responsável por essa nova queda foi o da Indústria de Transformação com -1.213 postos. O saldo de empregos negativo fez com que deixassem de circular R$ 6.618.278,00 em Guarulhos em julho.

Mas a Indústria não foi o único setor a contribuir para o resultado negativo. Houve queda em quase todos os setores, com exceção de Agropecuária, que sempre foi um setor pouco representativo na cidade. Embora tenha demitido menos do que em junho, o setor de Serviços também apresenta redução, de 133 empregos.

A situação econômica do País, com a diminuição da oferta de crédito e aumento do valor do capital afetou a economia de forma geral. Além disso, a depreciação cambial aumentou os custos dos componentes importados, obrigando as empresas a fazer ajustes na operação.

“O pior é saber que muito do que sofremos tem origem em incompetência e corrupção. Mas, como costumo dizer, nós somos maiores do que a crise e vamos superar esse momento difícil como sempre fizemos: com trabalho”, afirmou o vice-presidente da Indústria da ACE-Guarulhos, Carlos Dias.

Estado e País

Em Guarulhos, das 10 atividades que mais empregaram, oito pertencem ao setor de Serviços, com destaque para Atividades de Teleatendimento com 413 postos gerados (principalmente por conta da chegada da empresa Atento ao município), seguida de Atividades Auxiliares dos Transportes Aéreos, com 83 postos gerados.

No Estado de São Paulo, a queda de empregos na Indústria de Transformação nos primeiros sete meses do ano é de quase 80 mil postos (77.390), resultado altamente preocupante, sendo que praticamente 30% é resultante do mês de julho.

No País, considerando o mês de julho, a Indústria liderou a queda com -64.312 postos de trabalho, seguida de Serviços (-58.010), Comércio (-34.545) e Construção Civil (-21.996).