Notícias

Guarulhos participa do ?Estrada para a Cidadania”

Guarulhos, 16 de agosto de 2005

Programa é realizado pela NovaDutra, em parceria com a Prefeitura, e está voltado a educadores, por meio de oficinas

Cerca de 60 professores da rede municipal de ensino participaram nesta segunda-feira, dia 15, de oficinas promovidas pela NovaDutra dentro do programa “Estrada para a Cidadania”.

As oficinas foram divididas em duas turmas: uma das 8h às 10h, e outra das 14h às 16h, na Cidade Mirim “Ayrton Senna da Silva”, localizada à rua Joaquim Miranda, 471, vila Augusta.

Os professores aprenderam as principais noções sobre segurança de trânsito e técnicas básicas para repassar aos alunos.

Os educadores inscritos no programa trabalham em escolas próximas às rodovias. As oficinas desta segunda-feira fecharam uma programação prevista para três encontros; os dois anteriores foram realizados em maio e junho de 2005.

Lançado em maio deste ano, o programa Estrada para a Cidadania visa a estimular a disseminação de informações sobre segurança de trânsito e cidadania entre alunos da 3ª série das redes públicas municipais de ensino fundamental. Ministradas pela pedagoga Jurema de Baére, as oficinas envolveram diversas dinâmicas, entre elas, resgate de brincadeiras antigas e sem estímulo à violência.

A ação envolve 1.300 educadores de 33 municípios e 40 mil crianças na faixa etária compreendida entre 8 e 11 anos. O responsável pela área de Relações Institucionais da NovaDutra, Gilberto Pinheiro, explica que a empresa assumiu o desafio de contribuir com a redução da violência do trânsito a longo prazo com ações educativas destinadas às novas gerações de motoristas.

De acordo com Pinheiro, uma das preocupações é formar os futuros cidadãos-motoristas desde já, com educação e informação de qualidade dentro das salas de aula. “O grande desafio de todos nós é criar uma cultura de respeito à vida”, afirma Pinheiro.

O ?Estrada para a Cidadania? oferece conteúdo didático desenvolvido especialmente para o Programa e que leva em consideração a transversalidade entre matérias. Isso significa que um mesmo assunto pode começar a ser tratado na aula de História e prosseguir na aula de Geografia, unindo aos conteúdos tradicionais informações sobre trânsito e cidadania.

Para facilitar a sua assimilação pelas escolas, o Programa inclui treinamento dos profissionais de educação, com sugestões de exercícios, trabalhos e atividades de sala. Além disso, oferece material de apoio aos educadores e cartilhas aos alunos envolvidos. Todo o material é fornecido gratuitamente pela Concessionária.

A preparação de diretores de escolas, coordenadores e professores acontece mensalmente por meio de palestras de sensibilização e oficinas de capacitação, que ocorrem nas cidades abrangidas pelo projeto. À medida que o conteúdo for ministrado, novas possibilidades de aplicação do material didático são apresentadas aos educadores.

Nas escolas, as aulas do Estrada para a Cidadania acontecem semanalmente e algumas das atividades estão formatadas de maneira a envolver também os familiares das crianças, com exercícios que precisam ser realizados em casa. Com essa dinâmica, a NovaDutra estima que aproximadamente 200 mil pessoas serão atingidas pelas mensagens educativas.

Paralelamente ao programa da NovaDutra, a Prefeitura de Guarulhos o projeto “Formação de Multiplicadores em Educação para o Trânsito”, em parceria com a Secretaria de Transportes e Trânsito. Esse trabalho é desenvolvido, semanalmente, todas as terças-feiras, por período de três horas.