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Guarulhos investe em turismo corporativo

Guarulhos, 16 de outubro de 2003

Turismo corporativo promete crescimento no setor para Guarulhos

O turismo de negócios e eventos é pauta de diversos encontros entre o diretor de turismo Alexandre Zeitune e empresários da cidade. Ele afirma que essa modalidade de turismo tem grande potencialidade dentro da cidade de Guarulhos. “Agora mais do que nunca estamos em conversação principalmente com a Ciesp no sentido de desenvolver um trabalho para o turismo corporativo”.

Zeitune enfatiza a importância de três pontos fundamentais para que esse segmento do turismo seja trabalhado com sucesso: o receptivo, arranjo produtivo e negócios e eventos. A forma de trabalho desses pontos é diversificado. O fator receptivo será trabalhado junto às empresas que juntas somam mais de duas mil indústrias. Para o diretor, as pessoas que vêem à Guarulhos para visitar essas empresas não recebem um atendimento de qualidade, um atendimento profissional. “Nesse sentido, nós juntamente com a Ciesp e associações comerciais estamos coordenando um trabalho cooperado”.

Esse trabalho visa recepcionar os visitantes no aeroporto, hospedá-los em hotéis na cidade, o que qualifica o atendimento. Zeitune acredita que isso é bom para indústria que receberá melhor, será bom para o turismo que conseguirá demanda e principalmente será bom para a cidade, pois o turismo gira em torno de 50 setores diferentes.

Já o fator arranjo produtivo será trabalhado nas visitas das pessoas às indústrias e empresas de Guarulhos. Zeitune enfatiza a importância de fazer com que o visitante empregue seu dinheiro na cidade. “A pessoa que vier comprar tecido em alguma indústria têxtil e consultar o convênio, por meio do receptivo, forneceremos uma agenda dentro desse segmento. Além de comprar o tecido, indicamos empresas de tingimento, de embalagens, de botão, todas dentro de Guarulhos”.

O último fator que completa a questão do turismo corporativo é o negócios e eventos. O qual será formado por meio da organização de núcleos, pequenas feiras que estiverem dentro da capacidade da cidade. Apesar de Guarulhos não possuir ainda um local para a realização de grandes eventos e feiras, Zeitune afirma que há condições sim de fazer pequenas feiras direcionadas para empresas guarulhenses com os clientes delas.

O turismo corporativo é um convênio em que a cidade deve estar envolvida. Além de inédita, essa proposta tende a transformar Guarulhos, que tem como finalidade o desenvolvimento econômico, com assistência social e geração de empregos e de renda.

Zeitune declara ainda que, segundo números da Organização Mundial de Turismo (OMT), cada 10 turistas que entram na cidade geram empregos. O que proporciona condições de fazer um grande trabalho nesse sentido. “Turismo é hoje uma ferramenta importante para a geração de empregos”. E acrescenta que com a infra-estrutura da cidade, o aeroporto, as rodovias, a logística, o parque industrial, os hotéis, por ser vizinha da 4ª maior cidade do mundo e ser a maior cidade do interior do Brasil, mesmo com a dívida social que possui, Guarulhos está avançando muito na questão de serviços e de desenvolvimento humano. “Para nós isso é ponto fundamental. O emprego dentro do turismo é uma relação mais barata que outros segmentos”.

O diretor de turismo alerta que Guarulhos está prestes a receber uma grande campanha que trará resultados para o setor. E que mostrará o amadurecimento da área que já construiu uma parceria pública e privada na região. A campanha será intitulada: ´Faça um bom negócio, fique em Guarulhos?.