Guarulhos descobre vocação têxtil
Projeto inédito no município promete potencializar o setor
Com 150 indústrias do ramo têxtil, 300 empresas de confecção, 1200 prestadores de serviço e 500 estabelecimentos comerciais, Guarulhos é o 2º município do Estado de São Paulo com maior número de empresas do segmento.
Entretanto, apesar de todo o potencial existente no município, esta vocação foi identificada recentemente, através de estudos realizados pela Prefeitura de Guarulhos. Com os estudos em mãos, Prefeitura e entidades representantes da sociedade civil organizada estão unindo forças para implantar um projeto que, certamente, potencializará os resultados, gerando renda e emprego aos cidadãos guarulhenses.
E este é o objetivo das entidades que estão lançando o Arranjo Produtivo Local Têxtil em nosso município. As entidades envolvidas neste grande projeto são: ABIT – Associação Brasileira das Indústrias Têxteis e de Confecção, ACE-Guarulhos – Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, Agende – Agência de Desenvolvimento de Guarulhos, Ciesp Guarulhos – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Prefeitura de Guarulhos, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Abastecimento. O projeto conta também com o apoio dos Sindicatos de Trabalhadores das Indústrias Têxteis e das Indústrias de Vestuário.
Conceito
Arranjo Produtivo Local, também conhecido como APL, são aglomerações de empresas localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm algum vínculo de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais tais como governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa.
Segundo estudo fornecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a cadeia produtiva têxtil e de confecção em Guarulhos é completa, com empresas que trabalham desde a produção de fios, matéria-prima, fibras, insumos químicos, máquinas e equipamentos, tecelagens, acabamento, estamparia, transporte, vestuário e comércio. Além de Guarulhos, em nível nacional, apenas Americana e Blumenau, tradicionais pólos de confecção, possuem uma cadeia produtiva e comercial completa neste setor.
A cidade conta, ainda, com empresas que atuam nas atividades de fiação, corte, costura, uniformes, moda feminina, boutiques, malharias, lingerie, roupas íntimas, pijamas, bordados, moda masculina, social, esportiva e acessórios. Ou seja, Guarulhos tem o mais importante item para a formação de um Arranjo Produtivo Local no segmento que são empresas com vínculo de articulação e interação. Quem produz tem para quem vender dentro do próprio município. Faltando apenas a organização do setor, capacitação e apoio que serão oferecidos pelas entidades participantes do projeto.
Apesar de Guarulhos ter uma cadeia produtiva e comercial completa na área têxtil, muitas empresas comercializam seus produtos com empresas de outros municípios, pela falta de conhecimento, união e cooperação. É exatamente esta deficiência que o APL procura sanar. O objetivo do projeto é promover a competitividade e a sustentabilidade dos micro e pequenos negócios, estimulando processos locais de desenvolvimento.
Para estimular os processos locais de desenvolvimento, será adotada uma série de ações, visando o fortalecimento das empresas do setor, tais como: a busca de soluções comuns de capacitação, produção, gerenciamento, tecnologia, logística e distribuição; estimular o uso comum de infra-estrutura produtiva; ações conjuntas de marketing e publicidade; criação de canais de compra e comercialização conjunta de bens e serviços finais, bem como a formação de centrais de negócios, cooperativas e consórcios de exportação; entre outras. Ou seja, a idéia é unir forças, formar um grupo coeso, para que todos possam lucrar.
A conseqüência final deste tipo de atuação é a geração de emprego e renda, fortalecimento das micro e pequenas empresas e consolidação da economia local.
Conscientização e Mobilização
Para sensibilização dos empresários de todos os portes do setor têxtil e de confecções de nosso município, as entidades envolvidas realizarão o “1º Seminário de Mobilização do Setor Têxtil em Guarulhos”, para apresentação do projeto, no dia 27 de abril, terça-feira, a partir das 18 horas, no Centro de Convenções do Comfort Hotel Guarulhos. Além da apresentação, haverá duas palestras gratuitas promovidas pela ABIT, com novidades sobre o mercado têxtil. Confira, abaixo, a programação do evento:
18h – Cerimonial de Abertura
18h10 – Arranjo Produtivo Local: O que é, para que serve, vantagens e resultados – Nilton de Castro Barbosa/Sebrae-SP
18h30 – O Marketing do Produto na Confecção/ Silvio Chadad -ABIT
19h30 – Mecanismo Comercial da Indústria Têxtil e do Vestuário/ Paulo dos Anjos- ABIT
20h30 – Discussão e definição das ações seqüenciais do projeto -Nilton de Castro/Sebrae-SP
21h – Coquetel
O evento conta com o apoio do Hotel Comfort Guarulhos e com os Correios – Agência Biagini.
Informações e inscrições: 0800-780202 – Vagas limitadas.