GPS é usado na identificação de ruas e imóveis
Guarulhos está adotando o sistema de posicionamento global (GPS) para padronizar o número do CEP de todas as vias públicas do município. Até o momento, o uso dessa tecnologia possibilitou que 3326 logradouros – entre alamedas, avenidas, praças, travessas e vielas – recebessem novas placas de identificação.
A iniciativa, denominada Achar Fácil, serve também para uniformizar a numeração dos imóveis da cidade. Mais de 199 mil construções já foram renumeradas. A ação, coordenada pela Secretaria de Administração e Modernização, é minuciosa e está dividida em etapas.
Inicialmente, uma equipe faz o levantamento de campo nos bairros, com um aparelho GPS. A finalidade é determinar, com precisão, a localização geográfica do imóvel. Essas informações são checadas pela administração municipal, que estabelece o novo número da construção por meio do sistema métrico.
As placas são confeccionadas e, antes da colocação, a população é orientada sobre a mudança e recebe um documento que comprova a alteração. Passado um ano, o morador deve retirar a placa antiga e manter apenas a nova.