GCM passa a contar com bicicletas elétricas
O Grupamento de Ronda Bike da Guarda Civil Municipal (GCM) ganhou na terça-feira, 25, um importante reforço: 15 bicicletas elétricas. Os equipamentos foram doados pela empresa EDP Bandeirante que, em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, inaugurou a primeira rede dedicada ao abastecimento de veículos movidos a eletricidade. A assinatura do termo de cooperação e apresentação dos equipamentos ocorreu em cerimônia no Bosque Maia, com a presença da diretoria da EDP e autoridades municipais.
Bicicletas foram doadas pela EDP Bandeirante
Trata-se de um projeto piloto da EDP Bandeirante, que escolheu Guarulhos pela sua posição entre as cidades paulistas como segundo maior município em população. A meta é suprir o Estado de São Paulo com 10 centrais de abastecimento elétrico até o final deste ano. No Brasil, apenas o Espírito Santo possuia o serviço.
As bicicletas são impulsionadas por motores alimentados por baterias acopladas ao compartimento traseiro e são recarregáveis a cada 30 km percorridos, distância compatível com o percurso patrulhado pelo guarda municipal. O veículo atinge 25 km por hora e tem baixo consumo de energia.
Criada em 2006, a Ronda Bike realiza o patrulhamento e a manutenção da segurança do patrimônio público e de alguns pontos da cidade. Composta por um efetivo de 20 guardas, munidos de equipamentos de proteção e armamento, a corporação tem colaborado para a diminuição da violência e aproximado a comunidade da GCM.
A Ronda Bike está instalada no Centro, na região do Bosque Maia e, mais recentemente, no Lago dos Patos, na Vila Galvão. Por conta disso, esses locais foram escolhidos para sediar os postos de abastecimento para recarga das bicicletas elétricas.
Na avaliação da Prefeitura, a iniciativa é uma solução economicamente viável e ajudará na ampliação do efetivo de guardas no setor, com ganho da população pelo aumento da segurança. “A simples presença da ronda bike tem sido um fator de redução da violência e a comunidade sente-se mais amparada”, declarou o prefeito, Sebastião Almeida. E completou: “A questão ambiental também é um ponto importante já que esta administração está empenhada em preservar e usar racionalmente os recursos renováveis, tanto que, entre outras ações, vem se dedicando a fazer construções com o aproveitamento da água da chuva e uso de energia solar nos condomínios habitacionais”.
Segundo o secretário de Segurança Pública, João Dárcio Ribamar Sacchi, o policiamento com bicicletas é considerado uma solução economicamente viável. “Agora com os modelos elétricos, que além de usar energia limpa são mais eficientes, caminhamos em direção à meta de ampliar o efetivo de guardas no setor”, avalia.
Já para o vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil, Miguel Setas, “nova política do Grupo, a mobilidade elétrica é um paradigma que vai estar presente nas nossas vidas. O investimento nesta área ajuda na redução da emissão de gases poluentes. Ao substituir uma motocicleta de 125 cilindradas por uma bicicleta elétrica, por exemplo, deixamos de emitir 85 CO2g/Km na atmosfera”.