Notícias

Fundo Social forma 370 alunos em cursos de qualificação profissional

Guarulhos, 10 de novembro de 2009

A Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade realizou no teatro Padre Bento, na segunda-feira, 9, a formatura das turmas dos cursos de shantala (massagem terapêutica), artesanato, terapia corporal, massoterapia, patchwork, manicure, florais, anatomia e fisiologia, cabeleireiro, costura industrial, chocolataria, alimentação alternativa, panificação industrial e artesanal.  Foram beneficiadas 370 pessoas.

A capacitação profissional é realizada em parceria com o Sebrae e tem por objetivo oferecer aos participantes alternativas para a geração de renda. Os cursos são realizados nos módulos básico e avançado, com carga horária entre 100 e  200 horas. Já as oficinas têm carga horária de 40 horas.

A cantora Cláudia Luz, o tenor Marduqueu Borghesi e o violinista Jessé Xavier Reis animaram o público local com sucessos de Andréa Bocelli, John Denver, Luciano Pavarotti e Pixinguinha.

O evento foi acompanhado por várias autoridades do poder público municipal, dentre eles o prefeito Sebastião Almeida; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lourdes Maria e a coordenadora do Fundo Social, Genilda Bernardes.

O prefeito Sebastião Almeida disse que os cursos de qualificação profissional serão um dos principais focos de sua administração “O Brasil passou muito bem pela crise. A economia cresce e gera muitas oportunidades de emprego. Portanto, estamos preparando os nossos munícipes para o mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente e requer muitas habilidades de um profissional”, concluiu.

Já a coordenadora do Fundo Social, Genilda Bernardes, informou que neste ano o Fundo Social já formou quase mil alunos. “E vamos continuar qualificando, com outras ofertas como o inglês e francês, para os alunos da área de alimentação. Nós detectamos as necessidades do mercado de trabalho e dos nossos alunos. Dessa forma é possível orientá-los a como obter sua própria renda, seja atendendo a comunidade, seja abrindo o próprio negócio”, afirma.

A presidente do Fundo Social, Lourdes Almeida, parabenizou todos os formandos. “Acompanho todas as turmas, e fico sempre admirada de como todas as classes sociais e faixa-etárias se beneficiam das capacitações. Isso é sinal de que estamos conseguindo levar a administração pública há muitos lugares e pessoas”, disse.

A aposentada Anorina de Jesus Gomes, 79 anos, é uma dessas pessoas. Moradora do bairro Ponte Alta, superou dificuldades como a miopia e frequentou o curso nos Pimentas  assiduamente. Hoje é uma das formandas. “Idade não é limite para estudar e viver. Agora vou fabricar e vender doces e salgados. Também quero ter outras profissões, portanto ano que vem vou fazer artesanato e panificação”, afirma.

O evento foi encerrado com a entrega dos certificados e com café preparado pelas alunas dos cursos de alimentação alternativa, panificação industrial e artesanal.