Expresso Aeroporto começa a sair do papel
Após vários anos de especulações, finalmente deverá sair do papel a implantação do Expresso Aeroporto, que ligará por linha férrea a região central da Capital com o Aeroporto Internacional de Cumbica.Nesse circuito, Guarulhos receberá um terminal ferroviário na região do Parque Cecap para as linhas tradicionais. Com esse objetivo, a Infraero e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinaram um convênio na manhã desta quinta-feira, dia 14, no Palácio dos Bandeirantes.
O projeto da CPTM prevê 24 quilômetros de trilhos, com aproveitamento de 10 quilômetros da linha “F” da empresa, que vai do Centro até o bairro paulistano de Ermelindo Matarazzo. A construção dos demais 14 quilômetros de linha férrea será complexa, tendo em vista que irá atravessar as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra, além do rio Tietê.
Integração
O prefeito de Guarulhos, Elói Pietá (PT), disse em seu discurso que o Aeroporto Internacional é de suma importância para o País e por isso a necessidade da integração das três esferas de governo. Pietá ainda enfatizou que as conversações com a Infraero e o governo do Estado foram importantes, pois deixou clara a participação da cidade em todo o processo. “Guarulhos recebe um milhão de pessoas por mês através do aeroporto e a cidade tem mais de um milhão de habitantes, e o justo é que todos sejam beneficiados. Esta é uma visão de desenvolvimento ligada aos aspectos sociais”, acentuou o prefeito.
Encerrando a cerimônia, o governador Geraldo Alckmin ressaltou a importância de Guarulhos como a segunda cidade do Estado e o que representa este empreendimento. “Esse é um projeto bom e necessário para o desenvolvimento de São Paulo e também do País”, resumiu Alckmin.
Investimento alto
O empreendimento total está avaliado em US$ 395 milhões (R$ 928 milhões ao câmbio desta quinta-feira, dia 14). Vários detalhes do projeto deverão estar concluídos em no máximo 90 dias, para, em seguida, ser lançado o edital de licitação internacional para a escolha das empresas participantes. De acordo com o presidente da Infraero, Fernando Perrone, as obras devem ser iniciadas até o final deste ano e concluídas em três anos, coincidindo com a data de conclusão do terceiro terminal de passageiros, em 2006, quando o aeroporto passará a operar com uma capacidade de 27 milhões de usuários por ano.
O consórcio vencedor da licitação fará o projeto do trem, administrará sua construção e receberá a concessão de operação por período previsto para 20 anos. O secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informou que os estudos preliminares indicam que a demanda de passageiros para o trem de Guarulhos será de 20 mil por dia. O estudo final definirá qual a melhor estação inicial do trem na capital paulista, ficando entre Barra Funda, na zona oeste, Brás ouLuz, na região central. O preço da passagem do Expresso Aeroporto deve ficar entre US$ 6 e US$ 14 (R$ 14 a R$ 33).