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Expresso Aeroporto começa a operar em 2010, garante secretário

Guarulhos, 12 de agosto de 2008

Secretário estadual de Transportes Metropolitano, José Luiz Portella, confirmou que o Expresso Aeroporto começará a operar em meados de 2010.

Durante audiência pública realizada na tarde de ontem, no Instituto de Engenharia de São Paulo, na Capital paulista, o secretário estadual de Transportes Metropolitano, José Luiz Portella, confirmou que o Expresso Aeroporto começará a operar em meados de 2010. De acordo com ele, após o término da licitação, que deve ocorrer ainda este ano e logo após o início das obras, o prazo de entrega será de 16 meses.

Ele explicou que em meados de 2010 a linha começará a ser operada pela(s) empresa(s) ganhadora(s) da licitação. “A operação começara paulatinamente, para ajustes técnicos mas também transportará passageiros. No início de 2011 a operação será plena”. A previsão é que a partir de hoje, em mais 30 a 40 dias saia o edital do processo de licitação e ainda este ano a empresa vencedora que se incumbirá da construção, operação e exploração do serviço seja conhecida.

O secretário garantiu também que as desapropriações referente a construção do trem expresso serão mínimas, no entanto não revelou locais. “Mas a área do Cecap, em Guarulhos, não terá desapropriações. Cerca de 95% do trajeto – por onde passará o trem são do Governo do Estado e da CPTM”. Indagado pelo Guarulhos Hoje se o prazo de 16 meses para entrega após o começo das obras é suficente. Portella garantiu que sim.

“Para a vencedora da licitação é interessante o cumprimento do prazo para começar a exploração do serviço”, comenta. No entanto, por depender de licitação, vale ressaltar que nenhuma obra com referência especificar ainda foi iniciada. “Será uma obra toda nova, uma linha singular, que correrá paralelamente a uma outra linha da Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM), que terá fim na futura estação intermodal do Cecap”. Mas só o expresso seguira até o Aeroporto.

O investimento inicial previsto é da ordem de 3,4 bilhões, sendo que a metade será investida pela empresa ganhadora da licitação e a outra metade, 1,7 bi saíra dos cofres do Estado. A passagem média inicial é de R$ 28,00, os mesmos praticados pele empresa Air Bus, que transporta passageiros entre a Capital/Guarulhos e vice-versa.

De acordo com o diretor da Secretaria de Transportes e Trânsito de Guarulhos, Geraldo Calmon, que acompanhava a audiência, já está praticamente tudo certo, em regime de comodato, entre o Governo do Estado (proprietária do terreno no Cecap) e Prefeitura de Guarulhos, para a instalação do terminal intermodal do Cecap. “Espero que aconteça ainda este ano”, comentou o diretor, mais uma vez não querendo falar em prazo. “Pode ser ainda este ano”, comentou brevemente.

A audiência pública serviu mais como o cumprimento de legislação federal para tornar público o modelo para concessão onerosa do serviço seletivo especial de transporte ferroviário metropolitano de passageiros, denominado Expresso Aeroporto, a ser realizado entre o Terminal Central da capital de São Paulo (Luz) e os terminais do aeroporto de Guarulhos, precedida da execução das obras de infraestrutura, objetivando, em linhas gerais, esclarecer e colher contribuições para a elaboração do futuro edital. As perguntas formuladas durante a audiência pública, segundo garantiu a Secretaria de Transportes Metropolitanos, serão respondidas no Site. Entre as interessadas em explorar e executar as obras, entre outras, estão impressas de porte como Ferreira Guedes e a MRS Logística.

Entenda o projeto do Expresso – O Expresso Aeroporto interligará o Aeroporto de Guarulhos ao Centro de São Paulo, aproveitando a faixa ferroviária da CPTM. A linha será implantada em uma nova via exclusiva, com 28,1 km de extensão e duas estações terminais.

Na operação inicial o intervalo necessário entre viagens deverá ser de 15 minutos, com redução para 10 minutos até o final da implantação do projeto.

As obras incluem 14 km de obras em superfície, 8,8 km de elevados e 5,5 km de subterrâneos incluindo o cruzamento da área central de São Paulo.

Suas estações poderão funcionar como Terminais Remotos Aeroportuários com plataformas exclusivas e balcões das companhias aéreas onde poderá ser realizado o check-in.

O Trem de Guarulhos requer a construção de no mínimo 3 estações. A Estação Zezinho Magalhães, no Cecap, servindo exclusivamente este serviço. Uma outra nova estação permitirá integração com a Linha F, servindo o leste da cidade. Uma nova plataforma na Estação Brás e as necessárias conexões com o atual complexo metro-ferroviário serão construídas neste empreendimento para atender exclusivamente o Trem de Guarulhos. Apesar do Expresso Aeroporto e do Trem de Guarulhos compartilharem a mesma via, o acesso a ambos os serviços serão completamente segregados.