Notícias

Estudante pesquisa comportamento do consumidor guarulhense

Guarulhos, 03 de dezembro de 2015

Um pesquisador da área econômica tem um sonho: ser ministro da Fazenda. Antes, pretende realizar trabalhos de investigação do comportamento do mercado. Neste momento, Felipe Ito Tahira inicia a coleta de dados para uma pesquisa sobre o consumidor guarulhense. Ele quer saber, entre outras coisas, os motivos que levam as pessoas a se endividarem na cidade.

O retrato acima pode parecer o de um economista experiente. Mas este estudioso ainda não conseguiu largar os controles dos vídeo games, um de seus hobbies preferidos, ao lado da pescaria. Estamos falando de um jovem de apenas 15 anos. Toshi (como ele é carinhosamente chamado pelos amigos desde que seu sobrenome foi lido de forma errada no primeiro dia de aula) é membro do Syans – programa de iniciação científica oferecido pelo Colégio Carbonell. Desde o início do ano ele estuda o tema com o qual pretende se envolver durante toda sua carreira profissional: economia.

Toshi explica que o interesse pela economia surgiu de forma inusitada. “Na cantina da minha escola, a gente retira o lanche após comprar uma ficha. Certa vez, esqueci meu lanche e tentei convencer um colega a me ceder a ficha de R$ 2,50 que ele tinha sobrando. Só consegui depois de oferecer R$ 3,00”, disse. “Percebi que aquilo poderia me render algum dinheiro”, completou o jovem, que na época tinha 11 anos e entendeu alguns itens da mecânica básica da economia, como oferta e demanda e lucro.

Outro fato que “empurrou” Toshi para a economia foi encontrar, entre os pertences de seu falecido avô, uma coleção de moedas antigas. “Ali tem moeda até do século retrasado”, lembra. O que o faz pensar em ser ministro? A vontade de ajudar o País. “Quando descobri que dava para revender uma ficha de cantina e usar o lucro para comprar algum livro ou jogo, um professor me disse que se eu estudasse bastante poderia virar até ministro da Fazenda. Levei a sério o que ele disse e acho que posso mesmo me esforçar para tentar tirar no Brasil da crise em que se encontra”, completou.

Coleta de dados na ACE-Guarulhos

No último dia 28, Toshi visitou a Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos com o objetivo de colher os primeiros dados para sua pesquisa. O jovem acompanhou o encerramento da campanha ‘Acertando suas contas’, realizada pela ACE-Guarulhos em parceria com a Boa Vista SCPC para ajudar os consumidores a negociarem dívidas e limparem o nome.

“Foi ótimo ter contato direto com aqueles que pretendo auxiliar no futuro. Eu elaborei uma pequena entrevista de sete perguntas e falei com 11 consumidores que foram até a ACE para negociar suas dívidas”, disse o jovem, que conseguiu perceber algumas características comuns que levaram aquelas pessoas à inadimplência. “Algumas dúvidas já começaram a se esclarecer, mas ainda há muito para descobrir sobre o tema.”

O trabalho de Felipe pretende analisar bancos de dados sobre inadimplentes em Guarulhos e ainda entrevistar especialistas sobre seu tema de pesquisa. Seu objetivo é poder, num breve futuro, ajudar famílias para que não se endividem e tenham melhores condições de vida, com tranquilidade financeira.