Notícias

Estado quer promover a inclusão digital e social

Guarulhos, 21 de outubro de 2004

A partir de agora, quem for ao Poupatempo Guarulhos terá à disposição as novas instalações do e-Poupatempo, um projeto pioneiro instalado inicialmente na cidade, que visa a promover a inclusão digital e social, já que permite ao cidadão o acesso aos serviços públicos estaduais por meio da internet. Outra novidade é o Portal Cidadão.SP (www.cidadao.sp.gov.br), que reúne em um único endereço eletrônico mais de 300 serviços e informações prestados pela administração estadual.

A inauguração destes novos serviços foi feita nesta quarta-feira, 20, pelo governador do Estado Geraldo Alckmin e o diretor regional da Intel para a América Latina, David Hite, parceiros no projeto. A solenidade também contou com a presença do deputado Arnaldo Madeira, secretário-chefe da Casa Civil, o prefeito Elói Pietá, o presidente da Câmara, Sebastião Bispo Alemão, entre outras autoridades.

Avaliação – Especialista em usuabilidade, a professora da Politécnica Lucia Filgueiras atuou na implementação do e-Poupatempo, em julho do ano passado, e vem acompanhando sua utilização por usuários do Posto. Ela calcula que até setembro deste ano foram feitos mais de cem mil atendimentos. Nesse período, foi possível avaliar o perfil dos internautas. Com estudos isolados, a equipe constatou alguns dados animadores, por exemplo, 49% dos usuários são experientes no uso de computador e internet; 37% acessam ocasionalmente. Mais de 50% dos internautas são jovens e têm o segundo grau completo. Por outro lado, o estudo detectou que a maior dificuldade na utilização do serviço está relacionada com o uso da impressora. Outro fator apontado na avaliação é de que 33% das pessoas que utilizaram o sistema estão desempregadas. “Muitas pessoas utilizam o serviço para procurar emprego ou ter informações sobre concursos públicos”, comenta Filgueiras.

Entretanto, ela afirma que a pesquisa sobre o perfil dos usuários ainda está sendo concluída e deve ser divulgada em breve. “Nossa intenção é preparar o cidadão para ter familiaridade com o sistema eletrônico”, declara a gerente do Poupatempo Guarulhos, Tânia Souza.

Para o governador Geraldo Alckmin, o programa irá avaliar a relação do homem com a máquina, verificando as dificuldades operacionais, aprimorando e oferecendo novos serviços. Ele acenou com a possibilidade de a Prefeitura de Guarulhos utilizar o sistema para disponibilizar alguns dos serviços municipais.

O projeto e-Poupatempo conta com quatro espaços: sala e-Educação, que inicialmente será voltada para escolas; sala interativa, onde o usuário poderá assistir a vídeos institucionais e palestras; laboratório de interação, no qual o cidadão convidado será monitorado durante uma operação e setor de serviços, onde o usuário poderá acessar a internet com o apoio de um orientador.

Linha da vida – Com este novo conceito, o governo do Estado e a Intel apresentaram o portal Cidadão.SP. O site permite ao internauta buscar os mais de 300 serviços de acordo com as fases da vida e não em relação à estrutura administrativa do Governo. “O projeto faz parte da estratégia da Intel de incentivar iniciativas de inclusão digital, social e de governo eletrônico. O objetivo é transportar o cidadão para um ambiente do futuro. Ele é levado a concluir que cada vez mais os serviços eletrônicos farão parte de seu dia-a-dia no futuro”, declara David Hite, da Intel.

Serviço

Site: www.cidadao.sp.gov.br

Poupatempo: Rua José Campanella, 95, Macedo.

Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 19h; sábados, das 7h às 13h.

Disque Poupatempo: 0800-772 36 33 (ligação gratuita).

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; sábados, das 6h às 17h.

Luciene Oliveira