Notícias

Estações de tratamento de esgoto entram em operação até julho

Guarulhos, 18 de março de 2010

As obras das estações de tratamento de esgoto dos bairros do Bonsucesso e do São João estão em um ritmo acelerado. Segundo o prefeito Sebastião Almeida, as unidades vão entrar em operação até o mês de julho e permitirão tratar até 55% do esgoto coletado na cidade, atendendo a uma antiga reivindicação da população. “Essa obra ficará escondida embaixo da terra, mas vai trazer a vida de volta aos nossos córregos e rios”, disse o prefeito.


Almeida vistoria obra ETEs

Na quarta-feira, 17, Almeida visitou a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) do Bonsucesso e a ETE São João, acompanhado do superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), João Roberto Rocha Moraes, e técnicos do órgão, além de secretários municipais, vereadores e lideranças comunitárias. “As obras das duas estações encontram-se em ritmo muito bom. Até julho, iniciaremos o tratamento do esgoto em nosso município”, destacou o prefeito.

 Em uma primeira etapa, as ETEs do Bonsucesso e do São João terão capacidade para tratar até 200 litros de esgoto por segundo. As duas estações vão atender cerca de 450 mil moradores de diversas regiões da cidade. O prefeito Almeida também lembrou que o Saae realiza atualmente serviços para a instalação de coletores tronco e redes coletoras no bairro dos Pimentas.

Com as ETEs e as obras no bairro, a cidade terá um dos maiores índices de tratamento de esgoto em toda a Região Metropolitana de São Paulo, levando os serviços a aproximadamente 720 mil habitantes. A situação deve melhorar ainda mais quando forem iniciadas as obras de outras três estações na cidade, localizadas nas regiões da Várzea do Palácio, Cabuçu e Fortaleza.

 Com os cinco sistemas em funcionamento, as regiões do Cabuçu, Fortaleza, Várzea do Palácio, São João e Bonsucesso terão o tratamento do esgoto. Todos os projetos de Guarulhos para tratamento dos esgotos coletados estão sendo executados com base no PDSE (Plano Diretor do Sistema de Esgotamento Sanitário).

 “Assumi o compromisso de tratar 70% do esgoto coletado em nosso município até o final do meu mandato”, lembrou Almeida. “Vamos inaugurar duas grandes estações em 2010, no Bonsucesso e no São João, e trabalhar para concluir as demais até 2012” .