Notícias

Entidades de Guarulhos criam comitê de apoio à regularização de empresas

Representantes da sociedade civil formalizaram a criação do CARE junto ao prefeito Guti e estabeleceram agenda mensal com a SDU

Guarulhos, 01 de setembro de 2021

Com o objetivo de ser um canal direto entre as empresas da cidade e o poder público e de agilizar processos legais de abertura e obtenção de licenças, seis entidades empresariais de Guarulhos se uniram e criaram o CARE (Comitê de Apoio à Regularização Empresarial).

Representantes das entidades estiveram reunidos nesta terça-feira, 31/08, com o prefeito Guti, no Paço Municipal, para formalizar a criação do comitê. Estiveram presentes o presidente Silvio Alves, da ACE-Guarulhos; Reginaldo Sena, presidente do Sincomércio – Regional Fecomércio Guarulhos; Maurício Colin, diretor titular do CIESP Guarulhos; Sergio Matos, 1º Vice-diretor do CIESP; Ivany Tavares, vice-presidente da OAB Guarulhos; Gilmar Godoy, presidente da ASSEAG; e Mauro Inocêncio, presidente da AECG.

O CARE pretende colaborar com quem quer empreender na cidade, ajudando o Poder Público na aceleração de processos e redução da burocracia para abertura e regularização de empresas e no fortalecimento do desenvolvimento econômico.

“Quanto mais empresas funcionando, mais empregos serão gerados. Todos ganham com uma economia girando. Não dá para sermos prejudicados pela burocracia. Queremos ajudar a Prefeitura a desburocratizar os processos e, assim, termos mais empresas gerando emprego e renda”, afirmou Silvio Alves.

Durante a reunião desta terça ficou decidido pelo prefeito que as entidades do CARE se reunirão mensalmente com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU). “Vamos avaliar as demandas recebidas dos empresários e levar para a SDU, que é uma pasta importante no processo de regularização empresarial”, explicou Reginaldo Sena.

Segundo os representantes do CARE, as entidades também vão participar de discussões de projetos de Lei no Poder Legislativo que impactem o setor produtivo.

O CARE tem um site para receber pedidos dos empresários e também para esclarecer dúvidas relacionadas a abertura de empresas, como a liberação e funcionamento dos negócios empresariais. O comitê funcionará na Rua Caraguatatuba, 32, no prédio da Junta Comercial, na região central. Os empresários podem, ainda, procurar diretamente as suas respectivas entidades para tratar destas questões.

Além do prefeito Guti, estiveram presentes na reunião os secretários de Governo, Edmílson Americano; de Justiça, Airton Trevisan; da SDU, Bruno Gersósimo; da Fazenda, Ibrahim El Kadi; e da SDCETI, Jorge Taiar.