Notícias

Encontro Regional da Facesp, na RA 03, mostra avanços de políticas econômicas federais

Encontro aconteceu nesta terça-feira, na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes

Guarulhos, 27 de agosto de 2019

Durante o Encontro Regional na Região Administrativa 03 (RA 03), realizado na manhã desta terça-feira, 27/08, no auditório da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), o vice-presidente da Facesp e deputado federal Marco Bertaiolli afirmou que as medidas econômicas recentemente adotadas “vão beneficiar os consumidores e as pequenas e médias empresas”.

“O pacote de políticas públicas implantado pelo setor econômico do Governo Federal, entre elas o Cadastro Positivo e a MP da Liberdade Econômica, vão tornar mais justa a relação do consumidor com o mercado de crédito e vai possibilitar que o brasileiro não tenha essa enxurrada de burocracia para empreender e abrir um negócio”, afirmou.

A plateia era formada por empreendedores de toda a região do Alto Tietê, que faz parte da RA 03 da Facesp, comandada pelo presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque. Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico em Guarulhos (SDCETI), Paneque cumpriu agenda na cidade, mas comemorou o sucesso do encontro. “É muito importante essa sintonia entre as cidades da região e nossa entidade-mãe, a Facesp. Precisamos adotar o mesmo tom nas nossas cobranças para que a economia regional cresça sustentavelmente”, disse.

A ACE-Guarulhos esteve representada pelo superintendente Maurici Dias Gomes. “É um período de alinhamento. As ações em nível federal trazem esperança para o ambiente econômico. As associações comerciais da RA 03 precisam estar alinhadas com o que a Federação faz tanto em São Paulo quanto em Brasília nestes aspectos”, apontou.

Vice-presidente da Comissão Especial do Congresso Nacional, que analisou a MP 881/2019, que trata da Liberdade Econômica, Bertaiolli afirmou que, pela primeira vez, o governo publica normas que beneficiam diretamente as micro e pequenas empresas. “Passamos a ter um regramento que distingue quais são as atividades de baixo impacto, aquelas que podem ser iniciadas amanhã, sem burocracia”, avaliou.

A Facesp tem realizado uma série de Encontro Regionais para levar informações aos empreendedores e esclarecer as dúvidas dos empresários sobre o Cadastro Positivo. “A Associação Comercial foi protagonista no processo que resultou na aprovação do projeto e, agora, precisa ser a responsável por multiplicar as informações desta iniciativa”, afirmou o superintendente da Facesp, Natanael Miranda.

Para o presidente da ACMC, Marco Zatsuga, a aplicação das medidas apresentadas no Encontro Regional têm potencial para acelerar o ritmo de recuperação da economia, a partir do momento que reduz a burocracia para novos negócios e, principalmente, facilita o acesso dos consumidores ao crédito. “Há uma expectativa de aumento dos consumidores aptos a entrar no mercado, com liberação de crédito rápido e redução dos juros. Com mais dinheiro em circulação e menos burocracia, existe um estímulo também para novos empreendimentos”, ressaltou.