Notícias

Empresa Mais aborda o visual no comércio

Guarulhos, 25 de setembro de 2008

Quem vai ao shopping, quase sempre se depara com lojas em que a preocupação com o visual das vitrines é característica principal para conquistar o cliente. Este conceito que vai muito além de vender um produto e sim realizar o sonho de consumo de muitos foi abordado na palestra “Visual Merchandising”, ontem, no 8º encontro do projeto “Empresa Mais” realizado no auditório Baeta Neves, na UNIFIG.


Marcelo Teixeira, consultor do Senac


O encontro foi conduzido pelo consultor do Senac, Marcelo Teixeira, que alertou os empresários presentes sobre a importância de compreender os desejos do consumidor, desta forma acredita o consultor, o empreendedor poderá conduzir as ações visuais de sua loja para atingir o cliente pela emoção e não pela razão. “O comerciante tem que entrar na cabeça do consumidor  para entender o que ele quer ouvir”, alertou Teixeira.

Outra dica importante dada por Teixeira é a necessidade do comerciante parar por um tempo no seu dia para observar o seu estabelecimento pelo lado de fora, com os olhos do consumidor, para enxergar os possíveis problemas que a loja possui e que precisam ser solucionados. “Hoje o comércio vende relações. Quanto mais emoção, mais o cliente se relaciona, portanto, quem não inovar e quebrar paradigmas corre o risco de morrer”, disse.

Público Alvo consome:

•    90% das pessoas consomem por emoção
•    60% das pessoas são influenciados pelas vitrines
•    Bom atendimento multiplica a marca positivamente em até oito vezes
•    Mau atendimento múltipla a marca, negativamente, em até 27 vezes
•    A televisão e a mídia influenciam o comportamento do consumidor