Notícias

Empreendedorismo feminino reinou no Adamastor

Guarulhos, 03 de novembro de 2009

Na noite da última quinta-feira, 29, procurar um homem entre as mulheres da plateia do auditório do Centro Educacional Adamastor era uma missão quase impossível. Afinal, neste dia o Conselho da Mulher Empreendedora (CME) realizou a 2ª edição do Fórum da Mulher Empreendedora, encontro que teve por objetivo debater o papel ‘delas’ no mundo dos negócios. No evento em que elas reinaram ficou evidenciado que a cultura empreendedora não é um assunto exclusivo para homens.


Adelair Sanches, Adriano Cese, Regina Yabú e Decio Pompêo Junior

Era fácil entender que aquele assunto de sexo frágil não tinha nada a ver com as mulheres. Nas rodas formadas por ‘elas’ antes de iniciar o fórum se conversava de tudo, especialmente da dedicação aos seus trabalhos. Dedicação esta externada por meio das ações do CME-Guarulhos apresentada pela diretora superintendente do movimento, a empresária Regina Yabú Pavanello.

E não foram poucas as iniciativas do conselho nos últimos três anos. De ações solidárias a encontros de negócios, o único objetivo das mulheres que integram o movimento era mostrar que o empreendedorismo feminino está em alta. “Juntas podemos nos fortalecer e, também, os nossos negócios. Como diz o velho ditado, a união faz a força”, contou Yabú.

O diretor de relações institucionais da ACE e secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Decio Pompêo, um dos poucos homens que se encontrava no fórum, falou da gratidão de ter sido em sua gestão a iniciativa de se criar o CME. Ele ressaltou o papel importante que as mulheres vem desempenhando nas reuniões da entidade. “Uma das primeiras mulheres a integrarem a diretoria executiva da ACE aconteceu em minha gestão e nos últimos anos a participação delas tem evidenciado o papel brilhante que vem desempenhando em nossas reuniões”, falou.


Mulheres compareceram em peso ao fórum

Exemplo – Para exemplificar o trabalho do empreendedorismo feminino no país, o Conselho da Mulher Empreendedora apresentou Adelair Sanches que contou um pouco de sua história. A empresária, que na adolescência aprendeu a costurar, falou dos tempos de dificuldades e da luta em criar, ao lado de seus filhos, a Fitts Well, indústria de confecção de pijamas referência no país. “Lutamos contra todos os planos econômicos, crises financeiras, mas nunca lutamos contra o nosso sonho”, afirmou.

O encontro prosseguiu com a palestra “Cultivando os sete hábitos do sucesso”, com Adriano Cese, que abordou a importância do desenvolvimento da liderança e da inteligência emocional para o sucesso das pessoas e de sorteios de prêmios para os convidados.

O CME é um movimento da ACE-Guarulhos sem fins lucrativos e político-apartidário e tem por objetivo unir mulheres empresárias e profissionais liberais; promover ações para incentivar e ampliar os negócios na cidade de Guarulhos; e, contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional das mulheres.