Notícias

Empreendedores Individuais se destacam no Sebrae

Guarulhos, 24 de julho de 2012

Em 2022, o país deverá ter 7,8 milhões de empreendedores individuais (EI). Segundo o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, essa categoria será o principal cliente da instituição. “Estamos segmentando a cada dia nossa atuação junto aos pequenos negócios. No planejamento para os próximos dez anos, que acontece em todos os estados brasileiros, temos em mente uma verdade: o índice de formalização continuará crescendo, pautado principalmente pelos EI”.

Barretto participou da solenidade de abertura do Seminário de Planejamento Sebrae 2012-2022, nesta segunda-feira (23), em São Luís. O encontro, que segue até sexta-feira (27), conta com a participação de todo o corpo funcional da casa, incluindo técnicos das dez unidades regionais da instituição no estado.

A projeção de crescimento do número de empreendedores individuais é baseada em informações da Receita Federal. Atualmente, há 2,7 milhões de EI no país e cerca de 120 mil no Maranhão. “É com base nessas projeções que já vislumbramos que o EI será o nosso principal cliente em 2022. O que faremos a partir de agora é repensar a forma de atendimento a esses novos empresários, para que possam ter sustentabilidade e solidez que possibilitem um crescimento gradual, elevando o patamar deles para micro, pequena e grande empresa”, disse Barretto.

O presidente do Sebrae comentou ainda sobre os desafios referentes ao apoio aos demais segmentos empresariais. “Enquanto buscamos inclusão produtiva para a base de nossa pirâmide, formada por EI e potenciais empresários, queremos trabalhar focados na inovação, gestão e acesso a mercado junto às micro e pequenas empresas (MPE) e produtores rurais”.