Notícias

Eletropaulo inicia cortes na próxima 2ª feira

Guarulhos, 07 de agosto de 2001

ImagemA partir do dia 13 de agosto a Eletropaulo iniciará os cortes de energia para os consumidores que não cumpriram a meta pela segunda vez. O corte será feito depois de 48 horas da entrega da conta e poderá permanecer por três dias.

São Paulo – A partir da próxima segunda-feira, 13 de agosto, a Eletropaulo iniciará os cortes de energia para os consumidores que não cumpriram a meta pela segunda vez. “Esperamos não cortar a energia de muitos consumidores”, diz Wanderley Aparecido Campos, ouvidor da Eletropaulo. Segundo ele, a leitura dos relógios com o consumo de energia começou a ser feita ontem. “Vamos iniciar as entregas das contas de energia com o aviso de corte na sexta-feira, 10 de agosto.”

A Câmara de Gestão da Crise de Energia (GCE) estipulou, no início do racionamento, que todos os consumidores que não atingissem a meta de economia de energia de 20% teriam de pagar uma sobretaxa no primeiro mês em que o racionamento estivesse valendo. E, em caso de reincidência, além da sobretaxa, a energia seria cortada.

Campos explica que os cortes serão feitos depois de 48 horas da entrega da conta de energia. E os consumidores poderão ficar até três dias sem energia. “Após este período, a Eletropaulo vai religar automaticamente.” Caso a Eletropaulo não religue, Campos recomenda aos consumidores para que liguem avisando para a central de atendimento da Eletropaulo no 0800-7712393.

Segundo ele, ainda não ficou definido se a energia de todos os reincidentes será cortada. “Não sabemos se serão poucos ou muitos consumidores que não atingirão a meta. Não quero arriscar um palpite sem saber.” Campos explica, no entanto, que existem muitas empresas terceirizadas. “Se precisarmos cortar a energia de todos os reincidentes nós cortaremos.” Por outro lado, alguns consumidores podem não ter a energia cortada. A metodologia que será usada pela empresa é a de analisar do maior para menor consumo que tenha ultrapassado a meta, ou seja, quem não conseguiu economizar, muito além da meta, fica mais sujeito ao corte.