Notícias

“É preciso se preparar para fracassar’’, diz diretor das Óticas Diniz em evento do NJE

Sexta edição do NJETalks aconteceu na última sexta-feira, na ACE-Guarulhos

Guarulhos, 21 de outubro de 2019

Por: Thais Pereira

Diretor das Óticas Diniz em Guarulhos desde 2011, Milson Cunha foi o convidado da 6ª edição do NJETalks, evento promovido pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE) da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), na última sexta-feira, 18/10, na sede da entidade. Nesta edição, a ação teve um formato diferente. Foi formada uma roda de conversa, na qual a plateia era quem fazia as perguntas ao convidado.

Formado em Administração pela Anhanguera, especialista em Optometria pelo CBOO, treinador e consultor na área óptica, além de ter formação em Self Coach pelo IBC, o diretor compartilhou sua trajetória de vida e experiência no mercado. Caçula de 4 filhos e natural de São Luiz (MA), Milson foi surpreendido pela vida ao perder sua mãe com apenas 2 anos de idade. O pai caminhoneiro optou por não criar os filhos e os distribuiu entre os tios.

Até os sete anos de idade, Milson morou em sete casas, onde era tratado, segundo ele, como um “agregado”. A vida conturbada e os maus tratos foram motivos de revolta, mas, ao invés de guardar mágoa, transformou esta revolta em força de vontade. “Tomei a decisão de não me revoltar, pagar o mal com o bem, fazer pelos outros o que não fizeram por mim”.

Aos 11 anos, começou a trabalhar durante a madrugada, lavando ônibus na empresa de transporte de um tio e, por meio da indicação do irmão, que já trabalhava em uma loja da Ótica Diniz, passou a ser office boy de uma das unidades. Entrou na empresa por necessidade, precisava sustentar a mulher e um filho. Porém, por ser curioso, além de entregar os óculos, passou a observar como funcionavam as máquinas. Foi convidado a ajudar no processo de fabricação e manutenção. E, após três meses, foi promovido a auxiliar de laboratório.

De lá para cá foi uma trajetória crescente. Subiu para vendas, foi estudar sobre a área na escola onde seu irmão dava aula, em Goiânia. Com seis meses de curso e apenas 19 anos de idade, foi convidado a ser professor, profissão que possibilitou ele conhecer todo o Brasil por meio de aulas e consultorias durante sete anos. Então, a empresa onde ele trabalhou como office boy o convidou para ser diretor geral. Com isto, mais uma vez, sua vida mudaria de rumo. A Ótica Diniz precisava escolher uma praça para abrir sua rede.

Depois de 56 dias vivendo em hotéis de diversos lugares de São Paulo, pesquisando locais para um bom negócio, decidiu que queria Guarulhos. Sua história de vida o tornou um homem sonhador e visionário. Hoje ele é diretor de todas as Óticas Diniz de Guarulhos, mas apesar do sucesso, já fracassou por vezes. “É preciso se preparar para fracassar, porque aí você tem tanto medo de fracassar que se aproxima do sucesso”.

Com relação ao sucesso da sua loja Diniz na Rua João Gonçalves, centro de Guarulhos, sendo que só nesta região há 21 lojas na área de óculos, ele afirmou que seus diferenciais é o bom atendimento ou “atendimento do coração”, entender o público e atingir todos os nichos. “O mercado é para todos e você tem que garantir sua fatia fazendo bem feito seja lá o que você faz. O que diferencia um negócio é o bom atendimento e o cuidado com as pessoas”.

Milson afirmou, ainda, que empreender não é querer inventar. “As coisas boas do mundo já existem. Empreender é fazer acontecer e está faltando gente que faça. Mas tem que estar claro aonde você quer chegar. O objetivo final é muito mais importante que as metas. Meta é o caminho. E aonde você quer chegar é seu. É íntimo”, finalizou.