Notícias

Domínios na internet poderão ter acento e cedilha

Guarulhos, 06 de maio de 2005

Associacaodasvitimasdeerromedico, criancaesperanca, paodeacucar. A partir da segunda-feira, dia 9, endereços de sites como esses, que tanto embaraço e confusão causam às empresas e entidades cujos nomes incluem vogais acentuadas ou com cedilha, poderão ser registrados por seus donos na versão correta.

Nessa data, o Registro.BR, organismo responsável pelo registro dos domínios na internet brasileira, começa a implementar o serviço de registro de nomes de domínio com os caracteres permitidos na língua portuguesa.

Além do “ç”, ganharão presença nos endereços da internet brasileira as cinco vogais com acento agudo, o acento circunflexo para “a”, “e” e “o”, o til sobre “a” e “o” e o trema sobre a letra “u”.

A reivindicação é antiga e não apenas brasileira. A partir de 2001, os países asiáticos começaram a pressionar a comunidade internacional para que seus idiomas pudessem figurar nos domínios, e não somente no conteúdo das páginas da web. A União Internacional de Telecomunicações (ITU) e a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) começaram a buscar uma solução conjunta para os problemas técnicos e jurídicos gerados pelo uso de caracteres especiais, que já vinha sendo analisada por um comitê formado pela iniciatica privada, o Multilingual Internet Names Consortium.

O rápido avanço do número de usuários da internet na Ásia e no mundo árabe trouxe para a rede centenas de milhares de pessoas que utilizam alfabetos não-latinos, como árabe, chinês, japonês, coreano, grego, e que ficaram em desvantagem por não saberem inglês, o idioma “universal” da web.

O serviço que vai funcionar no Brasil utiliza a tecnologia IDNA (Internationalizing Domain Names in Application), para domínios internacionais em aplicações. Essa tecnologia converte os endereços que contêm caracteres especiais para ASCII (American Standard Code for Information Interchange), em uma codificação compatível com o sistema DNS (Domain Name System), ou Sistema de Nomes de Domínio.

Dessa forma, quem já possui um domínio registrado sem acentos ou cedilha porque estes não podiam ser utilizados quando o nome foi registrado inicialmente, não precisa se preocupar porque tem o direito assegurado à nova “versão”, agora com os acentos e cedilhas. E vice-versa: quem tentar registrar um domínio sem caracteres especiais igual a um que fizer o registro no novo sistema a partir de segunda-feira, será bloqueado.

Segurança – Segundo Demi Getschko, membro do Conselho Gestor da Internet e um dos responsáveis pelos estudos para implantação do sistema no Registro.Br, a possibilidade de fraude, com essa dupla checagem, é muito remota.

“Para fins de registro, estabelece-se uma equivalência na comparação de nomes de domínio, como já era feito no caso do hífen. O mapeamento será realizado convertendo-se os caracteres acentuados e o cedilha para suas versões não acentuadas e o “c”. Somente será permitido o registro de um novo domínio quando não houver equivalência a um domínio pré-existente, ou quando o solicitante for a mesma entidade detentora do domínio equivalente”, explica Getschko.

Mantenha o atual – Demi Getschko dá uma orientação aos empresários que têm problemas com acentos e cedilhas em nomes dos sites das empresas: “Registre o novo nome, mas não abandone o ?nome clean?, ao contrário, coloque um link de redirecionamento, porque muitos browsers mais antigos não têm suporte para conversão de caracteres e não acharão o site”.

Outro problema está na globalização. “O endereço com caracteres da língua portuguesa fica bacana aqui no Brasil, mas na Inglaterra, por exemplo, ninguém conseguirá acessá-lo porque os teclados não têm as teclas e atalhos de acentuação”, lembra.

E-mail – Demi Getschko também recomenda que não se troque imediatamente as extensões de e-mail para caracteres acentuados, “porque enviar uma correspondência eletrônica envolve vários elos de uma cadeia, e se um deles não tiver suporte, como o servidor do receptor, o provedor etc., seu e-mail não chegará. Não mexa em uma ferramenta confiável que funciona bem como está”.

Mais informações no site da Registro.Br – http://registro.br/ ou (11) 5509-3500.
 
Rachel Melamet